Brava: Profissionais de odontologia residentes nos EUA prestam cuidados dentários à população

Inicio | Cooperação
Brava: Profissionais de odontologia residentes nos EUA prestam cuidados dentários à população
02/10/24 - 12:38 pm

Nova Sintra, 02 Out (Inforpress) – Um grupo de 13 voluntários, profissionais na área de odontologia, nomeadamente dentistas e enfermeiros, residentes nos Estados Unidos, encontra-se na ilha Brava para prestar cuidados dentários à população mais vulnerável.

Em declarações à Inforpress, a porta-voz do grupo, Tina Cardoso, salientou que esta é a quinta vez que a equipa se encontra em missão a Cabo Verde, sendo que na Brava é a primeira vez e deverão permanecer cinco dias.

Conforme disse, o objectivo é visitar todas as ilhas de Cabo Verde, tendo em conta que foi no ano 2016 que iniciou esta ideia de trazer dentistas para fazerem a saúde oral no país, “uma área de bastante necessidade”.

Daí, relatou que, a partir dessa data o grupo iniciou a jornada na ilha de São Vicente, depois Santo Antão, Santa Cruz (ilha de Santiago), Maio, Boa Vista e Sal. Desta vez coube às ilhas Brava e Fogo, sendo que a ideia é ir para São Nicolau no próximo ano.

“Normalmente, as ilhas não possuem todos os equipamentos necessários para fazermos a restauração, no entanto, fazemos o tratamento da retirada dos dentes, exames, ou seja, todos os tratamentos para os quais nos são dadas as condições”, sublinhou.

Tina Cardoso considerou que a jornada é muito cansativa, mas que a população e as entidades locais têm dado uma boa assistência a comitiva o que facilita nos trabalhos destes profissionais.

Fez saber ainda que estes dentistas trabalham voluntariamente e todos pagaram as suas despesas de viagens.

“O que precisamos quando chegamos às ilhas ou localidades onde iremos trabalhar é a colaboração das entidades locais, nomeadamente as câmaras e delegacias de saúde, uma vez que temos a necessidade de alojamento, alimentação, transporte e também a listas das pessoas mais vulneráveis para o tratamento”, frisou.

Tina Cardoso sublinhou que a saúde oral é uma área em que muitas pessoas não prestam atenção, mas advertiu que caso haja um problema nos dentes pode afectar o corpo inteiro. Por isso, manifestou o desejo da equipa sempre voltar a Cabo Verde para poder ajudar no que puder.

DM/CP

Inforpress/Fim

Partilhar