Brava: Fernando Elísio Freire anuncia para este ano uma equipa de cuidadores para dependentes no município (c/áudio)

Inicio | Sociedade
Brava: Fernando Elísio Freire anuncia para este ano uma equipa de cuidadores para dependentes no município (c/áudio)
04/04/24 - 10:06 pm

Nova Sintra, 04 Abr (Inforpress) – O ministro Fernando Elísio Freire anunciou hoje que ainda este ano a Brava terá uma equipa de cuidadores, pela primeira vez, para pessoas dependentes, tendo em conta que existe uma população alta de idosos.

Este anúncio foi feito hoje pelo titular da pasta da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, que se encontra de visita à ilha Brava, pós um encontro com a equipa camarária local.

Em declarações à comunicação social Fernando Elísio Freire salientou ainda que o peso da população idosa é relativamente alto e com esta ação o Governo está a cumprir um dos compromissos que tem com os bravenses.

Conforme realçou, a visita é um encontro com a autarquia, para dar notas que o Governo está a cumprir com os principais compromissos que tem com o município.

“O primeiro era o alargamento do rendimento social de inclusão, mas para o ano de 2024 a ilha terá mais 183 famílias beneficiárias do rendimento social da inclusão. Teremos também cerca de 517 pessoas idosas a beneficiarem de pensão social e um plano que irá beneficiar 62 meninas, neste concelho e estamos a iniciar o alargamento da inclusão produtiva, que era um dos nossos compromissos e só estava em oito municípios, porém este ano vai ser alargado em todo o país”, sublinhou.

Neste sentido, frisou ainda que no município da Brava vai ser alargado para 120 famílias, que vão beneficiar da inclusão produtiva, que inclui o acompanhamento familiar e a estrutura do apoio através de uma rede de creches.

Quanto aos números de beneficiários do Rendimento Social de Inclusão (RSI), o ministro informou que de 2023 é onze, porém neste momento estão a passar de onze para 194, ou seja, irão entrar mais 183 novos beneficiários.

“É uma demonstração clara do esforço que estamos a fazer, no entanto, o que está a acontecer aqui na Brava, já aconteceu nos Mosteiros, em São Felipe, Santa Catarina e em todos os municípios de Cabo Verde. O aumento a nível de rendimento social de inclusão, em todos os municípios, é acima de 60 por cento (%)”, garantiu, reforçando que isto é um esforço enorme que o Governo está a fazer.

Daí, realçou que o Governo está a ter muito cuidado com as pessoas que têm deficiência, idosas e crianças, por isso, afirmou que está sendo reforçada a rede de creches em todas as ilhas e localidades, com redes informais para levar as creches e proteção de idosos nas aldeias da ilha Brava e também de todo o Cabo Verde.

Questionado sobre o que o Governo irá fazer no sentido de promover a reinserção dos emigrantes retornados, o mesmo disse que estão a fazer a apresentação neste programa de reinserção dos “retornados involuntários”, que voltaram, não por vontade própria, mas devido alguma dificuldade.

“Já fizemos nos Mosteiros, que é um dos municípios que tinha maior taxa dos retornados e estamos a fazer também nesta ilha devido a forte ligação que esta comunidade tem com estrangeiros, em concreto com os Estados Unidos da América”, declarou
 
“Amanham faremos visita a várias estruturas e projectos sociais e também darei uma atenção muito especial às crianças”, finalizou.

DM/JMV
Inforpress/fim

Partilhar