Brava: Membro da CNPD alerta para perigos da Internet e falta de conhecimento dos jovens sobre protecção de dados

Inicio | Sociedade
Brava: Membro da CNPD alerta para perigos da Internet e falta de conhecimento dos jovens sobre protecção de dados
24/10/25 - 02:24 pm

Nova Sintra, 24 Out (Inforpress) - O membro da Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) Djamilson Pinto alertou hoje, na Brava, para os riscos associados ao uso da Internet, destacando que, embora traga “inúmeras vantagens”, pode também “representar um perigo”.

Djamilson Pinto, que falava à imprensa depois da conversa aberta realizada na Escola Secundária Eugénio Tavares, sublinhou que a Internet quando não é utilizada de forma consciente e segura traz várias consequências.

Conforme avançou ainda, muitos adolescentes desconhecem os seus direitos sobre a proteção de dados pessoais e não estão suficientemente informados sobre os perigos que existem no ambiente digital.

“Temos estado a fazer este tipo de campanha em várias vertentes e desta vez foi uma abordagem mais na proteçao de dados de jovens e adolescentes no ambiente digital, tendo em conta que que a internet traz muitas coisas boas, mas também pode ser um perigo, caso não souberem usar”, declarou.

Os jovens e adolescentes, realçou a mesma fonte, muitas vezes não conhecem os seus direitos em relação aos seus dados, perigos que existem na internet e como deverão utilizar as boas práticas.

O objectivo da CNPD nesta questão é alertar os jovens e adolescentes que no mundo digital não existem somente coisas boas, mas sim existem diversos tipos de perigos.

Por sua vez, a porta-voz dos alunos, Daisy Silva, considerou que a palestra foi muito bem informativa e esclarecedora, porque abordaram assuntos da Internet que actualmente são “muito importantes” para os adolescentes, jovens e não só.

“Muitas vezes nós os jovens usamos a Internet, mas não temos noção o quanto perigo o mesmo representa e por isso todas essas informações que adquirimos hoje será de grande valia e nós que estivermos presentes iremos transmitir aos colegas”, concluiu.

DM/AA

Inforpress/Fim

 

Partilhar