
Nova Sintra, 19 Jan (Inforpress) – Os atletas José da Luz e Celma Soares foram os vencedores da primeira edição da corrida “Brava Caboverdeans 5K 2025” realizada este sábado, na cidade de Nova Sintra, na Brava.
Esta primeira edição do evento em Cabo Verde foi disputada nas categorias seniores, num percurso de cinco quilómetros (km), juniores e veteranos.
Em declarações à Inforpress, o organizador do evento, que reside em Estados Unidos da América, John Bernos, explicou que a competição tem como objectivo alertar as mulheres para o perigo do cancro de mama.
“Isto é a realização de um sonho. Consegui concretizar, pela primeira vez, este evento no meu país, na terra natal da minha mãe, que faleceu muito cedo por causa de cancro da mama e é por isso que promovo este evento para alertar a população sobre o perigo desta doença”, salientou.
Nos masculinos, José da Luz foi o vencedor do primeiro prémio, enquanto na categoria feminina Celma Soares chegou à meta em primeiro lugar.
De acordo com José da Luz, esta é a primeira corrida deste ano e foi tranquila, no entanto apelou a associação desta modalidade na ilha a organizar mais provas desportivas.
Já Celma Soares disse que a corrida não era difícil, tendo em conta que já fez percursos maiores, entretanto apelou à participação de mais atletas femininas nesta modalidade.
Os primeiros classificados receberam um troféu e os restantes participantes ganharam uma medalha.
Segundo John Bernos o evento foi realizado, em parceria com associação de atletismo da Brava, com o apoio da câmara municipal.
DM/HF
Inforpress/Fim
Partilhar