Boa Vista: Segundo dia de exibição do filme “Pirinha” na ilha dedicado a público pré-adolescentes

Inicio | Cultura
Boa Vista: Segundo dia de exibição do filme “Pirinha” na ilha dedicado a público pré-adolescentes
30/08/24 - 07:59 am

Sal Rei, 30 Ago (Inforpress) – O filme cabo-verdiano “Pirinha”, em apresentação em diversas localidades da Boa Vista, por ocasião do mês da juventude, já foi exibido no Centro Cultural de Artes e Cultura para o público pré-adolescentes da Colónia de Férias.

Segundo a realizadora Natasha Craveiro, por se tratar de um filme com uma narrativa não linear, em termos de idade está recomendado para a partir dos 14 anos porque às vezes não é fácil para eles compreenderem, mas a sessão foi “super boa” porque viu como ficaram “presos na tela” até o filme terminar.

E é “extraordinário perceber que ‘Pirinha’ retém a sua atenção”, mas que também é sempre importante depois ter a conversa com eles, para esclarecer o que perceberam e para poder falar sobre o tema que é o sexual de crianças e adolescentes.

A realizadora disse terem sido feitas umas quatro sessões direcionadas para essa faixa etária de adolescentes, mas a maioria não gosta de falar, então tem adoptado uma postura pedir os por exemplo aos professores para se ausentarem, e não ter figuras de autoridades presentes para que fiquem “mais soltos” e falem sobre essas preocupações.

Segundo a mesma, quando terminarem a ronda pela ilha é que realmente vão coordenar com professores, escolas, liceus, universidades, para fazer sessões com eles, podendo disponibilizar o filme a professores para trabalharem à volta do mesmo.

Para a produtora Emilia Wojciechowska trata-se de “um grande estudo” de lugar onde se pode fazer e mostrar cinema, porque desde que demostraram “Pirinha” na Assembleia Nacional já passaram por praças, salas, paróquias e outros sítios, e esse tem sido o maior desafio, mas o retorno “dá forças”

“’Pirinha’ é mais que uma missão esenti isso ainda mais fazendo a volta a ilha”, sintetizou.

Para Rania Carvalho, uma pré-adolescente que assistiu à sessão, disse ter gostado do filme, do tema e da forma como transmite os cuidados que crianças e pais devem ter com os filhos.

O filme cabo-verdiano “Pirinha”, da produtora Korikaxoru Films, narra a jornada de uma jovem mulher às profundezas de seu subconsciente para confrontar e libertar-se de traumas de infância.

Conforme a publicação da autarquia, trata-se de uma oportunidade para debater as problemáticas sociais voltadas para o tema abuso e exploração de menores.

“Pirinha” ainda será apresentada na praça de Estância de Baixo no dia 30, às 18:30, e no dia 31 em Bofareira.

Da volta pelas ilhas fica a faltar apenas a ilha de São Nicolau, que vai receber o filme no mês de Outubro.

MGL/AA

Inforpress/Fim

Partilhar