Boa Vista passa a contar com Consultório Solidário de Saúde Infantil para reforçar cuidados pediátricos

Inicio | Cooperação
Boa Vista passa a contar com Consultório Solidário de Saúde Infantil para reforçar cuidados pediátricos
21/07/26 - 02:40 pm

Sal Rei, 21 Jul (Inforpress) – O Consultório Solidário de Saúde Infantil foi hoje inaugurado na Boa Vista, iniciativa destinada a prestar cuidados pediátricos gratuitos a crianças de zero aos 13 anos, resultado da parceria entre Africa Avanza, grupo hoteleiro RIU e Governo.

A nova estrutura, instalada no Posto Sanitário de Salinas, no bairro de Boa Esperança, pretende garantir atendimento contínuo, de segunda-feira a sábado de manhã, com foco nas famílias mais vulneráveis da ilha.

Durante a apresentação do projeto, o representante da Africa Avanza, Iñaki Gascón, explicou que o consultório vai se basear num modelo focado na prevenção e no acompanhamento evolutivo da criança saudável.

Segundo o responsável, a estrutura pretende replicar na Boa Vista o modelo já implementado na ilha do Sal, onde, em pouco mais de três anos, foram efetuadas “mais de dez mil consultas e registadas mais de 4.500 crianças”.

Iñaki Gascón adiantou ainda que além dos atendimentos em Sal Rei assegurados por uma equipa médica local e com suporte técnico de especialistas em Espanha estão programadas deslocações às comunidades do interior da ilha, como Rabil, Bofareira e Zona Norte.

Por sua vez, a diretora executiva de Finanças e Sustentabilidade do Grupo RIU, Naomi Riu, destacou que a proteção da infância e da saúde constitui o eixo central da estratégia de responsabilidade social da cadeia hoteleira, revelando que, em 2025, a empresa destinou 63% do seu investimento social para estas áreas.

Na mesma linha, o conselheiro da direção do RIU, Felix Casado, assegurou a viabilidade financeira e operacional do centro a longo prazo, informando que o investimento acumulado supera os 98 mil euros, valor que cobre salários de profissionais locais, manutenção e equipamentos especializados.

O presidente da Câmara Municipal da Boa Vista, Cláudio Mendonça, expressou satisfação pela concretização de um projeto aguardado há mais de cinco anos e considerou que o crescimento económico e social da ilha está diretamente ligado à saúde da sua população.

O autarca aproveitou para apelar ao Governo a operacionalização do Bloco Operatório na ilha, apontando a infraestrutura como fundamental para atrair equipas médicas especializadas e reforçar a capacidade de resposta local.

Por seu lado, o secretário de Estado do Turismo, José Pimenta Lima, afirmou que a presença do Governo pretende sinalizar ao sector privado que o turismo deve associar o lazer à sustentabilidade e ao desenvolvimento comunitário.

O governante reiterou o compromisso do Governo em reduzir burocracias e eliminar taxas moderadoras para garantir a universalidade da saúde, assegurando também o empenho na concretização do Bloco Operatório na Boa Vista para diminuir a necessidade de evacuações médicas.

MGL/AA

Inforpress/Fim

Partilhar