
Sal Rei, 20 Fev (Inforpress) – O primeiro-ministro descerrou hoje, na cidade de Sal Rei, a placa que assinala o início da construção da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR), que permitirá converter o esgoto urbano num recurso para impulsionar a agricultura.
Enquadrado nas actividades centrais da visita de Ulisses Correia e Silva a Boa Vista, a iniciativa marca o arranque de um sistema de economia circular onde as águas residuais, após tratamento de "qualidade superior", serão reutilizadas na irrigação de plantas, jardins e actividades industriais.
A Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de "qualidade superior", foi projectada para converter efluentes em recursos para o sector primário. O projecto está sob responsabilidade da empresa UNIHA Water Technology, e integra um investimento austríaco de 10 milhões de euros focado no tratamento e reutilização.
Segundo os técnicos responsáveis, a infra-estrutura foi dimensionada para garantir que a água tratada possa ser utilizada na agricultura, em espaços verdes e até em usos industriais, como em minas. Estando a planta tratamento preparada para futuras expansões, acompanhando o crescimento da ilha.
Ulisses Correia e Silva afirmou que esta obra é o pilar de uma "ilha saudável", destacando que a sustentabilidade da Boa Vista depende da capacidade de tratar resíduos e proteger ecossistemas frágeis, como as dunas, combatendo a poluição e promovendo a economia circular.
As obras da ETAR têm uma gestão técnica da Infraestruturas de Cabo Verde (ICV) e da ANAS, garantindo que o ciclo da água, desde a recolha em Sal Rei até ao tratamento final, responda aos padrões internacionais de qualidade.
MGL/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar