
Sal Rei, 06 Nov (Inforpress) – O ministro da Educação, Amadeu Cruz, garantiu hoje, na Boa Vista, que "quase 100 por cento (%)" dos professores da ilha já receberam os retroactivos da implementação do PCFR.
Amadeu Cruz assumiu que o Ministério está "disponível para ajustar e corrigir questões" pendentes
A garantia foi feita pelo governante, em declarações à imprensa, no início da sua visita à ilha da Boa Vista para acompanhar o arranque do ano lectivo 2025/2026.
Amadeu Cruz esclareceu que a principal preocupação levantada pelos professores, nas audiências realizadas esta quarta-feira, refere-se a algumas dúvidas sobre o Plano de Carreiras, Funções e Remunerações (PCFR) e assegurou que "quase 100%" dos docentes já receberam os valores retroactivos devidos de Janeiro a Agosto.
O governante mostrou-se aberto para analisar e ajustar casos pontuais de professores com pendências nos retroactivos, afirmando que o Ministério tem uma "postura de humildade e de diálogo" para manter a classe docente motivada.
Relativamente ao funcionamento do sistema educativo local, Amadeu Cruz fez elogios, afirmando que o ano lectivo teve início com normalidade e que o sistema na Boa Vista se encontra estável, funcionando num ambiente de paz e interacção.
O ministro destacou ainda o parque escolar “digno e reabilitado”, classificando a ilha como um "exemplo para o todo do território nacional" pela sua capacidade de mobilizar parcerias para a educação.
MGL/HF
Inforpress/Fim
Partilhar