Sal Rei, 17 Abr (Inforpress) – O Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) entregou quarta-feira, 16, em Sal Rei, certificados a 66 profissionais das áreas de vigilância, canalização e instalação predial no âmbito do processo de reconhecimento, validação e certificação de competências.
O momento solene visou, de acordo com o IEFP reconhecer publicamente o percurso, as experiências e os saberes adquiridos ao longo da vida pelos adultos que, através deste processo, viram as suas competências certificadas, contribuindo para a valorização pessoal, social e profissional dos participantes.
A cerimónia contou com a presença do diretor-geral da Administração Interna, Herculano Baessa, que explicou a presença por ser da competência da instituição dar apoio técnico em matéria de formação, acompanhamento de execução das políticas, das prioridades e dos objetivos do Ministério da Asministração Interna, entre elas a regulamentação de atividades de empresa de segurança privada.
“O protocolo com o IFP, surgiu neste panorama como uma grande oportunidade para capacitação dos vigilantes de segurança privada, tanto a nível da formação, como através do sistema de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências Profissionais (RVCC)”, afirmou Herculano Baessa.
O mesmo aproveitou para informar que os profissionais certificados, vão ter acesso ao cartão profissional, e os que preenchem os requisitos legais terão acesso ao curso de especialidade de segurança privada, e que em breve passarão a fazer parte das categorias das profissões de carteira profissional em Cabo Verde.
O presidente do conselho diretivo do IEFP, Paulo Santos, por seu lado, reforçou que mais do que formando, os beneficiários do programa são profissionais e disse ser uma preocupação que sejam certificados.
Santos parabenizou o director do Centro da Boa Vista pelo “excelente trabalho” que tem realizado na ilha, “cumprido todas as metas” que foram preconizadas.
Durante a cerimónia, beneficiários como António Lopes, vigilante certificado, e Yuran Silva, certificado na área de canalização, partilharam as suas experiências e a importância do reconhecimento das suas competências, e agradeceram a todos os envolvidos.
Foram certificados 51 vigilantes básicos de segurança privada e 15 canalizadores, que tiveram as suas competências adquiridas ao longo da vida formalmente reconhecidas através do processo RVCC.
A iniciativa, é financiada pelo Governo, através do Fundo de Promoção do Emprego e da Formação num montante total de pouco mais de 616 mil escudos.
Visa valorizar o percurso profissional dos adultos, impulsionando o seu desenvolvimento pessoal, social e profissional.
MGL/AA
Inforpress/Fim
Partilhar