Sal Rei, 26 Mar (Inforpress) – A JPAI criticou hoje a ausência do ministro da Juventude e do Desporto na abertura do “Sal Rei como Capital Cabo-verdiana da Juventude 2025”, e considerou ter sido uma “falta de respeito” com os jovens da Boa Vista.
As afirmações foram feitas hoje pelo membro da Juventude do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (JPAI) da Boa Vista, Marco André, em decorrência da cerimónia de abertura do “Sal Rei como Capital Cabo-verdiana da Juventude 2025”, que aconteceu no sábado, 22, na ilha.
Marco André começou por parabenizar a cidade pela nomeação, pois considera ser um “marco importante” para a ilha e para a juventude boa-vistense, e uma oportunidade de colocá-la no centro das decisões, pois “há muito” [os jovens boa-vistenses] lutam pelo reconhecimento do seu “talento, potencial e dinamismo a nível nacional”.
Mas disse que apesar de ser um orgulho e satisfação para a JPAI, aquilo que deveria ser um momento de união e celebração ficou marcado por um “gesto inaceitável” do Governo.
“Pela primeira vez, o ministro da Juventude escolheu não estar presente no acto de abertura desta distinção tão importante”, afirmou.
Isso, sabendo que já há “muito tempo” estão pedindo uma presença mais activa do IDJ (Instituto do Desporto e Juventude) na ilha, e “nunca” tiveram uma resposta concreta disso, acrescentou.
Marco André considerou ainda que essa ausência “não é um mero acaso”, e sim um reflexo do “total desinteresse” que este Governo tem demonstrado para com os jovens da Boa Vista, já que, segundo o mesmo, durante anos a ilha tem sido marginalizada nas políticas públicas para juventude.
O porta-voz da JPAI - Boa Vista conclui, dizendo que exigem um compromisso concreto do Governo com a juventude da ilha, e que querem acção, resultados e respeito. Pois ser Capital Cabo-verdiana da Juventude não pode ser apenas um evento simbólico, deve ser o ponto de viragem para que a juventude da Boa Vista finalmente tenha o reconhecimento e as oportunidades que merece.
A cerimónia de abertura da sexta edição da Cidade Capital da Juventude foi presidida pelo secretário de Estado-adjunto do primeiro-ministro, Lourenço Lopes.
MGL/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar