Boa Vista: Fundação Tartaruga arranca com Projecto "Lixo Limpo" com foco em reciclagem e economia circular

Inicio | Ambiente
Boa Vista: Fundação Tartaruga arranca com Projecto "Lixo Limpo" com foco em reciclagem e economia circular
11/09/25 - 06:00 pm

Sal-Rei, 11 Set (Inforpress) – A Fundação Tartaruga arrancou na Boa Vista com o projecto "Lixo Limpo", cujo objectivo é transformar resíduos plásticos em produtos úteis e, ao mesmo tempo, educar e sensibilizar a população sobre sustentabilidade e valor do lixo.

O projecto, que já se encontra em desenvolvimento há cerca de dois anos, opera com o lema "Recolher, Criar, Reutilizar". 

De acordo com a coordenadora Comunitária da Fundação Tartaruga, Patrícia del Peso, a ideia é alterar a percepção da população sobre o lixo, que, a partir de um processo de triagem e transformação, pode ser reutilizado.

“O lixo, como o conhecemos hoje, começou a proliferar nos anos 70 com a produção em larga escala de plásticos e artigos descartáveis. O nosso projecto procura reverter essa mentalidade, mostrando que o que é descartado pode ganhar uma segunda vida e até gerar valor”, explicou aquela coordenadora.

O processo de produção envolve a recolha de tampas de plástico, que são trituradas em máquinas industriais e depois submetidas a um processo de termofusão numa máquina onde o plástico é derretido pela elevada temperatura, e depois colocado em moldes para a criação de objectos de diversos formatos. Entre os quais já produzem peças decorativas e utilitárias como chaveiros, vasos, pentes, etc.

O projecto, que tem uma equipa de seis elementos, incluindo técnicos especializados na operação das máquinas, está em fase de produção das peças que posteriormente vão à oficina/ateliê, que dispõe também de um espaço de venda, que aguarda inauguração para estar aberto ao público.

Além da reciclagem de plástico, Patrícia del Peso indicou que o projecto integra uma oficina de costura para o reaproveitamento de outros materiais, como lonas, na produção de bolsas, mochilas, e pretende ainda criar um espaço para arte com material reciclado.

Segundo a mesma fonte, o projecto é reforçado pela sua ligação directa com as actividades mensais de limpeza de praias realizadas pela Fundação Tartaruga, onde parte do material recolhido é encaminhado para o espaço "Lixo Limpo", criando um ciclo virtuoso.

A Fundação planeia ainda estabelecer parcerias com escolas para a realização de actividades de educação ambiental, incentivando a participação dos estudantes.

O projecto ainda não dispõe de pontos de recolha de tampinhas, mas a coordenadora informou e convidou toda a comunidade boa-vistense a juntar e ir deixar o material em Riba D´Olte, Sal Rei.

Patrícia del Peso espera “mudar mentes”, e que o “Lixo Limpo” se torne uma referência nacional e internacional, contribuindo para que a ilha da Boa Vista se posicione no mapa da economia azul, que visa a exploração sustentável dos recursos marinhos.

MGL/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar