Sal Rei, 13 Dez (Inforpress) – A artista plástica Olga Gutek inaugurou na quinta-feira, 12, na Boa Vista, uma exposição de pintura que resultou da fusão de peças com temáticas do mar, fauna marinha, cultura africana e pessoas da ilha.
Em declarações à Inforpress, a artista polaca residente em Boa Vista indicou que para esta exposição trouxe algumas das peças que já tinha exposto em São Vicente, porque queria que fossem vistas um pouco mais em Boa Vista.
Mas também, continuou, trouxe obras novas com diferentes fontes de inspiração que espelham a realidade das ilhas de Cabo Verde, que considera ser uma “fusão de todas as coisas”.
Para Olga Gutek, a ilha de Boa Vista é uma “fonte inesgotável” de inspiração, onde encontra na natureza, na cultura e nas pessoas elementos para suas obras.
“Gosto muito do mar da Boa Vista, dos animais, pratico kitesurf e mergulho, por isso todas as peças associadas ao mar são uma tentativa de expressar a experiência debaixo do mar ou na superfície. E tudo o que me influencia pessoalmente, expresso na exposição” afirmou Olga Gutek.
A artista, que também é designer gráfica, indicou que geralmente usa acrílicos para as suas pinturas e para esta amostra combinou o abstrato com o realismo.
Gutek coincidiu com a opinião do público que o quadro onde retrata um burro foi o que “fez mais sucesso”, por ser algo bem característico da ilha, mas também umo quadro abstrato sobre como funciona a mente em Boa Vista, “que à primeira vista parece estar vazia, mas esta cheio, assim como a mente, complicada”.
Olga Gutek indicou que depois da exposição vai relaxar um pouco praticando kitesurf, mas que já está com muitas ideias novas esperando para quando tiver tempo para largar tudo e começar a pintar.
A exposição vai estar patente no White Hotel, em Sal Rei, até domingo, 15.
MGL/AA
Inforpress/Fim
Partilhar