Cidade da Praia, 28 Fev (Inforpress) – O Business Incubation Center (BIC) lançou hoje o projecto ArtCultura Nexus para fomentar o empreendedorismo cultural, oferecendo suporte a artistas e agentes culturais que enfrentam desafios como a informalidade e a falta de financiamento.
Segundo explicou a gestora do BIC, Dilma Vieira, a iniciativa pretende apoiar os fazedores de arte e cultura, proporcionando-lhes oportunidades de financiamento e capacitação para desenvolverem os seus projectos e promoverem os seus negócios.
“Aqui em Cabo Verde normalmente a cultura é vista como um hobby, as pessoas às vezes cantam, mas fazem outra coisa, então é preciso ver que podemos viver da arte e da cultura, que são um dos poucos produtos que também podemos exportar com qualidade”, referiu Dilma Vieira.
Neste sentido, decidiram investir neste sector, promovendo a inovação e proporcionando suporte aos empreendedores para que possam crescer, estruturar os seus negócios e transformar a arte e a cultura em actividades economicamente sustentáveis.
Adiantou que as inscrições para o programa estão abertas de hoje até 10 de Abril e qualquer empreendedor da área da arte e cultura pode candidatar-se.
Serão seleccionados 80 projectos para um Bootcamp de dois meses, que inclui três dias intensivos de capacitação na Praia, além de mentorias, orientação e assistência técnica para o desenvolvimento de planos de negócio, protótipos e portfólios.
Acrescentou que desses 80 projectos, 30 semifinalistas serão escolhidos, e, posteriormente, os 16 melhores receberão um ano de incubação e um capital de semente de até 220 mil escudos correspondente a 20% do investimento.
Nesta primeira edição, o programa abrange apenas a ilha de Santiago, com representatividade de todos os municípios, por se tratar de um projecto piloto, mas sublinhou que a intenção é testar e aperfeiçoar o modelo e expandi-lo a nível nacional.
Por seu turno, o ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Augusto Veiga, destacou a importância do programa ArtCultura Nexus, considerando-o uma iniciativa essencial para fortalecer o sector cultural em Cabo Verde, especialmente em termos de inovação e fomento empresarial.
Segundo o ministro, projectos desse tipo, sobretudo vindos do sector privado, são fundamentais e bem-recebidos pelo Governo, pois contribuem para a missão de impulsionar a cultura como uma área de oportunidade económica.
O ArtCultura Nexus é um projecto que visa apoiar empreendedores do sector cultural, oferecendo capacitação, mentoria e financiamento para que possam desenvolver os seus negócios de forma sustentável.
Financiado pelo Instituto Camões, o projecto conta ainda com parcerias das câmaras municipais, Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, entre outras entidades.
AV/HF
Inforpress/Fim
Partilhar