Cidade da Praia, 08 Nov (Inforpress) - O Banco de Cabo Verde (BCV) projecta uma moderação do crescimento económico de 5,6 por cento (%) em 2025 e de 5,3 % para 2026, “valores ligeiramente acima do potencial”.
Esses dados constam no Relatório de Política Monetária do BCV apresentado hoje na Cidade da Praia, que perspectiva um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em torno de 6,1 por cento em 2024.
“Esta evolução mais moderada em 2025 e 2026 deverá reflectir, em grande medida, o menor contributo da procura externa líquida para o crescimento do PIB”, justificou o governador do BCV, Óscar Santos, que fez a apresentação do documento.
No entanto, explicou que comparativamente às projecções anteriores, as taxas de inflação médias previstas para 2024 e 2025 foram revistas em baixa, o que, conforme observou, revelam uma redução dos preços a um ritmo mais rápido do que esperado.
Não obstante esta situação, apontou que a taxa de inflação média anual deverá alcançar 1,1% em 2024 e continuar a diminuir para 0,8% em 2025 e 2026.
Por outro lado, avançou que em virtude das restrições das condições de financiamento externo, em 2024 haverá uma redução dos influxos líquidos de financiamento para a economia devido à queda do investimento directo estrangeiro e aumento dos activos externos dos bancos.
“Esta tendência deverá inverter-se em 2025 e 2026, com o aumento gradual dos influxos líquidos para o financiamento da economia, à medida que as condições de financiamento externo se tornem menos restritivas e as taxas de juros internas convirjam para as taxas de juro do Banco Central Europeu”, perspetivou.
OM/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar