Mindelo, 31 Out (Inforpress) – O candidato às eleições autárquicas de 01 de Dezembro à Câmara Municipal de São Vicente Manuel Ramos disse hoje à Inforpress que desistiu de apresentar recurso após rejeição da sua candidatura pelo tribunal.
Manuel Ramos, também conhecido como Goya, explicou que foi notificado pelo 2.º Juízo Cível do Tribunal da Comarca de São Vicente, desde sexta-feira, por concorrer apenas à Câmara Municipal de São Vicente, contrariamente às demais cinco candidaturas que submeteram listas para os dois órgãos autárquicos, câmara e assembleia.
No entanto, apesar de inicialmente ter anunciado a intenção de recorrer, o candidato deixou extrapolar o prazo e desistiu de submeter o recurso.
Sendo assim, as eleições autárquicas em São Vicente vão contar com cinco candidaturas, das quais três partidárias e dois independentes.
Movimento para a Democracia (MpD), encabeçada por Augusto Neves, para a câmara, e Helena Fortes, para a assembleia, Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), liderada por António Duarte, para a câmara, e Adilson Jesus, para a assembleia, União Cabo-Verdiana Independente e Democráticas (UCID), com António Monteiro, para a câmara, e Zilda Oliveira, para a assembleia.
Concorrem ainda o Movimento Autónomo Sãovicentino (MAS), com Carlos Araújo, para a câmara, e Leila Leite, para a assembleia, e ainda o Soncente Katem Parada, liderado por Nelson Lopes, para a câmara, e Leina Leite, para a assembleia.
De acordo com o calendário eleitoral para as autárquicas de 2024, emanado pela Comissão Nacional de Eleições (CNE), na sexta-feira, 01 de Novembro, procede-se ao sorteio das cinco listas admitidas para efeito de atribuição da ordem nos boletins de voto.
Nas eleições autárquicas de 2020 estavam inscritos 52.547 eleitores, de acordo com os dados definidos publicados no Boletim Oficial n.º 164, II Série, de 06 de Novembro de 2020.
Desse número, votaram 296.734 eleitores (56,6%), contudo 22.813 sanvicentinos com capacidade eleitoral activa não se dirigiram às urnas, o que fixou a taxa de abstenção em 43,4%.
As nonas eleições autárquicas realizam-se no dia 01 de Dezembro de 2024 nos 22 concelhos do País.
A campanha eleitoral principia no dia 14 de Novembro por um período de 15 dias.
Nas mais recentes eleições municipais em Cabo Verde, realizadas a 20 de Outubro de 2020, em plena pandemia da covid-19, o MpD conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o PAICV dominou em oito.
CD/AA
Inforpress/Fim
Partilhar