Autárquicas 2024/São Vicente: Nelson Lopes quer transformar Rua de Lisboa num centro cultural ao ar livre

Inicio | Autárquicas
Autárquicas 2024/São Vicente: Nelson Lopes quer transformar Rua de Lisboa num centro cultural ao ar livre
24/11/24 - 04:37 pm

Mindelo, 24 Nov (Inforpress) - O candidato do Movimento Independente Soncent Katem Parada disse hoje à Inforpress que pretende transformar a Rua de Lisboa num centro cultural ao ar livre com quiosques e ateliês desmontáveis para os artistas trabalharem aos olhos dos visitantes.

Nelson Lopes, que percorre hoje os bairros de Alto Solarino e Fonte Filipe, explicou que São Vicente precisa de uma pedonal à altura da ilha pelo que a emblemática Rua de Lisboa se encaixa perfeitamente neste projecto que servirá para dinamizar ainda mais a cultura da ilha dando a oportunidade aos artistas de mostrar as suas obras.

“Temos tudo, temos uma ilha bonita que é um salão de visitas de Cabo Verde inteiro. Então temos que ter essa pedonal para que as pessoas sintam realmente que estão nessa rua, que estão a andar sem se preocupar com a circulação de carros. Será uma rua que vai trazer mais vida a São Vicente”, lançou o candidato para quem este projecto vai mostrar realmente que a ilha está de portas abertas para as pessoas, tal como esteve antes.

Segundo o candidato do Soncent Katem Parada, o seu projecto eleitoral vai no sentido de “trabalhar arduamente” para devolver a São Vicente tudo aquilo que a ilha merece.

Pelo que, sintetizou, a sua plataforma eleitoral propõe potencializar a cultura, “que é a parte mais viva que a ilha dispõe”.

“O município, sob a nossa gestão, concentrará grande parte da sua atenção à cultura, desenvolvendo alguns projectos como definir um plano de acção cultural em consonância com todos os agentes culturais, criar um conselho municipal de cultura integrando todas as formas de expressão cultural da ilha, criar um museu da cultura, um arquivo histórico cultural”, explicou.

Nelson Lopes afirmou que deseja ainda elaborar um plano do Festival da Baia das Gatas, profissionalizar a sua organização e devolvê-lo paulatinamente à sociedade civil sem retirar o apoio necessário à sua realização, instituir o prémio anual da arte, disponibilizar verbas para apoiar a edição de obras de escritores mindelenses e promover o ensino e investigação artística no concelho entre outros.

Em São Vicente candidatam-se para o cargo de presidente Augusto Neves, do MpD, António Duarte, do PAICV, António Monteiro, da UCID, Nelson Lopes, do Soncent Katem Parada, e Carlos Araújo, do MAS.

Nas eleições de 2020, o MpD conquistou 14 câmaras municipais e o PAICV dominou em oito.

CD/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar