Mindelo, 24 Nov (Inforpress) - O candidato do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) à câmara de São Vicente disse que vai instalar um projecto de gestão de resíduos sólidos em substituição da lixeira e uma incineradora para o lixo hospitalar.
António Duarte, que faz hoje acções de campanha na zona de Monte Sossego, considerou que São Vicente precisa resolver a questão de recolha e tratamento do lixo, um aspecto que tem sido um “enorme desafio” para a ilha e o qual “a actual gestão camarária não tem tido o compromisso e determinação de solucionar”.
“Não podemos conviver com o desastre ambiental que temos que é a lixeira municipal. É um modelo que já está completamente ultrapassado e que está a contaminar o subsolo e os lençóis freáticos diariamente”, explicou o candidato para quem além disso o sistema actual compromete a atmosfera com a queima dos resíduos sólidos urbanos a céu aberto.
Aliado a este sistema que pretende dar tratamento do lixo implementando a recolha selectiva e reciclagem e reaproveitamento, António Duarte disse que também pretende instalar uma incineradora em São Vicente que é uma opção “eficiente e ecologicamente correcta porque possibilita a eliminação de materiais como seringas, agulhas, compressas e outros consumíveis hospitalares por serem potencialmente infectáveis”.
“Esta candidatura tem assumido um compromisso de montar uma incineradora porque o lixo hospitalar não pode continuar a ser misturado com o lixo doméstico e o lixo industrial. Ele tem que ser obrigatoriamente queimado num processo especial de incineração”, considerou a mesma fonte, para quem “não se pode viver no Século XXI nesta situação numa ilha que já foi considerada modelo de ilha limpa”.
“Precisamos fazer esta caminhada juntos porque os eleitores não ficarão de forma nenhuma decepcionados porque a ilha merece a nossa confiança”, explicou o candidato do PAICV, que diz ter uma “grande plataforma, um projecto visionário que pensa a ilha para o futuro e que traz resolução de problemas que se arrastam por vários anos”.
Em São Vicente concorrem para o cargo de presidente Augusto Neves, do MpD, António Duarte, do PAICV, António Monteiro, da UCID, Nelson Lopes, do Soncent Katem Parada, e Carlos Araújo, do MAS.
Nas eleições de 2020, o MpD conquistou 14 câmaras municipais e o PAICV dominou em oito.
CD/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar