Autárquicas 2024/São Filipe: Nuías Silva anuncia criação de centro de recursos tecnológicos e universitários

Inicio | Autárquicas
Autárquicas 2024/São Filipe: Nuías Silva anuncia criação de centro de recursos tecnológicos e universitários
17/11/24 - 12:30 pm

São Filipe, 17 Nov (Inforpress) – O candidato do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) a presidente da câmara de São Filipe anunciou hoje um “ambicioso projecto” voltado para a juventude com a criação de um centro de recursos tecnológicos e universitários.

Nuías Silva disse que nos últimos quatros registou-se “um grande investimento” no sector da juventude, que é uma área transversal, e sublinhou que quando se investe na educação e no ensino superior está-se a investir na juventude.

“A melhor maneira de combater a pobreza é por meio da educação”, advogou o candidato à presidência da câmara, que apontou que anualmente são investidos cerca de 60 mil contos na juventude, através de formação, transporte escolar, propinas e subsídio para ensino superior.

A ideia é criar um centro de recursos tecnológicos e universitário em São Filipe, em parceria com universidades privadas do país com o objectivo de, a partir do ano lectivo de 2025/26, oferecer mais cursos de formação superior na ilha.

O centro vai trazer mais cursos sociais para além de áreas de engenharias e permite aliviar as famílias com envio de estudantes para Praia, São Vicente ou para fora do país, sem deixar ninguém para trás, referiu o candidato.

Nuías Silva disse que será oportunidade para jovens com mais de 25 anos e com alguma capacidade possa fazer teste e aceder também ao ensino superior.

O centro será equipado com tecnologia moderna para que os jovens da região possam estudar sem precisar sair de São Filipe referiu o candidato.

Lembrou que "muitas famílias não têm condições de enviar seus filhos para outras ilhas ou países”, mas com a criação do centro vai garantir o acesso local à educação superior, com apoio no transporte escolar e subsídios para as propinas.

Nuías Silva destacou que investir na educação é investir nas pessoas, dando-lhes as ferramentas necessárias para um futuro melhor e garantiu que a sua candidatura é a única capaz de continuar o desenvolvimento de São Filipe.

Sublinhou que não está a prometer, mas a “selar compromissos” e que tem “engenharia mobilizada” para todos os projectos anunciados.

Em São Filipe, concorrem ao cargo de presidente Nuías Silva (PAICV), António Cardoso (MpD) e Egídio de Pina (UCID).

Nas eleições de 2020, o Movimento para a Democracia (MpD) conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) dominou em oito.

JR/AA

Inforpress/Fim

Partilhar