São Filipe, 21 Nov (Inforpress) – O candidato da UCID, Egídio de Pina, disse hoje ao abordar a questão da económica que tem medidas e propostas para resolver o problema da areia na construção civil em São Filipe se, destruir as praias de mar.
O candidato da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) à presidência da câmara de São Filipe anunciou propostas para resolver os desafios do sector da construção civil, particularmente a escassez de areia, que tem dificultado o desenvolvimento económico e garantir emprego e rendimento às famílias.
“A construção civil, que emprega grande parte da mão-de-obra local, enfrenta sérios problemas devido à falta de acesso à areia”, disse o candidato da UCID que propõe estabelecer parcerias estratégicas para encontrar uma solução sustentável.
"Já identificamos parceiros internacionais que estão prontos para investir na produção de areia mecânica através da instalação de britadeiras", afirmou o candidato que sublinhou que as britadeiras existentes na ilha não têm capacidade suficiente para atender à demanda e que é comum ver dezenas de caminhões à espera da sua vez para conseguir areia na praia de Fonte Bila.
Para Egídio de Pina a prática de extrair areia da orla marítima não é uma solução viável para a construção civil, pois causa conflitos com a gestão ambiental e prejudica o ecossistema.
A alternativa, explicou, é desenvolver a produção de areia mecânica e acrescentou que os parceiros identificados já demonstraram “boa vontade”, e com a presidência da câmara nas mãos da UCID, poderá reunir as condições necessárias para trazê-los e garantir a resposta que o sector da construção civil precisa.
O candidato acredita que a implementação deste projecto não só resolverá os problemas de infra-estrutura, mas também gerará empregos e contribuirá para a construção de habitações mais seguras.
"A nossa visão para o município é clara: proporcionar melhores condições de vida para as famílias, com empregos estáveis que eliminem a necessidade de dependência da assistência social, um problema que ainda persiste em São Filipe” disse o candidato.
Em São Filipe, concorrem ao cargo de presidente Nuías Silva (PAICV), António Cardoso (MpD) e Egídio de Pina (UCID).
Nas eleições de 2020, o Movimento para a Democracia (MpD) conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) dominou em oito.
JR/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar