São Filipe, 21 Nov (Inforpress) – António Cardoso, candidato do MpD à presidência da câmara, quer revitalizar o sector da pesca e restituir a dignidade aos pescadores e operadores económicos ligados ao sector.
O sector da pesca foi evidenciado no comício realizado no bairro de Beltches que concentra um número significativo de pescadores e classificou de “descabida” a construção da casa do agricultor neste bairro e prometeu transformá-la numa casa dos pescadores.
Para revitalizar o sector da pesca que, segundo o mesmo, foi negligenciado nos últimos quatro anos, António Cardoso revelou algumas propostas para resgatar a autoestima e dignidade dos pescadores que se sentem “abandonados e sem o apoio necessário para desenvolver as suas actividades”.
"A prioridade é uma maior aproximação com os pescadores e operadores do sector para ouvir as suas preocupações e trabalhar com as associações de pesca e armadores para os resolver", garantiu António Cardoso.
O candidato prometeu mobilizar recursos para financiar embarcações de maior porte que possam ultrapassar as cinco milhas, fibragem dos botes, aquisição de equipamentos como dispositivos de segurança, sondas para localizar cardumes, motores potentes, peças de reposição e redes de pesca adequadas.
O candidato também destacou a importância da conservação do pescado e nesse sentido, propõe o funcionamento eficaz de uma unidade de produção de gelo, com preços acessíveis para os pescadores, além de financiamento para a aquisição de outros factores de produção.
O candidato do MpD à presidência da câmara de São Filipe ressaltou a necessidade de capacitar os pescadores na transformação do pescado, na educação financeira e na formalização do sector, incluindo a criação de empresas para a inscrição no Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) de modo a assegurar os direitos e a segurança dos profissionais da pesca.
Além do sector da pesca, António Cardoso prometeu habitação condigna às famílias com reabilitação ou construção, uma casa de banho para cada família, melhorar o saneamento e resolver o problema de criação de animais nas ribeiras.
Em São Filipe, concorrem ao cargo de presidente Nuías Silva (PAICV), António Cardoso (MpD) e Egídio de Pina (UCID).
Nas eleições de 2020, o Movimento para a Democracia (MpD) conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) dominou em oito.
JR/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar