São Filipe, 25 Nov (Inforpress) – O candidato da UCID a presidente da câmara de São Filipe, Egídio de Pina, prometeu mobilizar e sensibilizar o Governo para a resolução do problema dos transportes, “sector fundamental” para desenvolver a economia e o turismo.
Egídio de Pina disse que o Governo central tem feito promessas nas duas últimas legislaturas, mas a população enfrenta “sérias dificuldades” com o transporte, que afecta também os emigrantes, que, por ficarem retidos na ilha, muitas vezes perdem seus empregos nos países de acolhimento.
A precariedade do transporte marítimo tem afectado essencialmente a população de baixa renda, referiu o candidato, que sublinhou que apenas três viagens semanais entre Fogo e Santiago não atende às necessidades da população e dos produtores.
“O sistema de transporte marítimo é vital para o escoamento da produção agrícola e pecuária e para abastecer a ilha”, declarou Egídio de Pina.
A proposta da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID), disse, é mobilizar o Governo para encontrar “uma solução definitiva”, que assegure o escoamento dos produtos agrícolas e pecuários para outros mercados e melhore a competitividade dos produtores da ilha.
Com essas propostas, destacou, pretende-se reforçar a necessidade de investimentos estratégicos em transportes como um motor para o desenvolvimento do turismo, a economia local e a melhoria da qualidade de vida dos moradores da ilha.
O candidato da UCID lembrou que não se pode desenvolver o turismo sem transportes de qualidade e que a falta de conectividade e a irregularidade no transporte marítimo e aéreo prejudicam tanto os turistas quanto a população local.
Para o desenvolvimento do turismo defendeu também intervenção na rede viária e criticou a visão limitada dos adversários de apenas asfaltar troços isolados e apontou que a proposta da UCID é mobilizar o governo para concluir o anel rodoviário do Fogo.
“A estrada é de responsabilidade do governo, e nosso compromisso é pressionar para que o projecto seja concluído e com benefícios para turismo, escoamento de mercadorias e a circulação de pessoas.
Em São Filipe concorrem ao cargo de presidente da câmara Nuías Silva (PAICV), António Cardoso (MpD) e Egídio de Pina (UCID).
Nas eleições de 2020, o MpD conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o PAICV dominou em oito.
JR/AA
Inforpress/Fim
Partilhar