São Filipe, 20 Nov (Inforpress) – O candidato do Movimento para a Democracia (MpD) a presidente da câmara de São Filipe, António Cardoso, prometeu ampliar o campo de Ponta Verde para que tenha dimensões regulamentares para provas oficiais.
Num comício na vila de Ponta Verde, o candidato disse que o campo foi projectado no mandato de Jorge Nogueira para ser um campo de treino, para realização de torneios interzonas e com dimensões para jogos oficiais.
“Devido à falta de negociação e diálogo, essas metas não foram alcançadas", explicou António Cardoso, que garantiu que sob sua liderança, com um diálogo, negociação e incentivos às famílias, vai ampliar o campo, construir bancadas e balneários para que possa receber jogos oficiais e os atletas desenvolvam as suas capacidades.
António Cardoso disse acreditar que a ampliação do campo trará benefícios, não apenas para os atletas, mas para as famílias que vivem ao redor com criação de oportunidades de rendimento.
Prometeu trabalhar para criar escolas de iniciação desportiva para as várias modalidades e promover o desporto.
Além do desporto, as propostas para Ponta Verde incluem o desenvolvimento da agricultura e pecuária, aproveitando as potencialidades.
A formação e capacitação de agricultores e criadores, construção de estradas de desencravamento para facilitar acesso a terras férteis que hoje não são cultivadas, incentivar o retorno às actividades agrícolas para criar rendimentos e a fixação da população constam do plano, que contempla ainda criação de empregos “dignos e bem remunerados”.
O empoderamento das famílias, para que sejam “autossuficientes e não vulneráveis a promessas vazias”, o trabalho para que tenham autonomia e vivam com dignidade e votar em consciência, “sem pressão e manipulação”, são outros propósitos do candidato.
Atrair investidores e empresas para a ilha, impulsionar o mercado em conjunto com o turismo, a valorização das aldeias rurais também constam das propostas de António Cardoso, que quer mobilizar água para rega e pecuária para transformar Ponta Verde num polo agroalimentar.
Em São Filipe, concorrem ao cargo de presidente Nuías Silva (PAICV), António Cardoso (MpD) e Egídio de Pina (UCID).
Nas eleições de 2020, o MpD conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o PAICV dominou em oito.
JR/AA
Inforpress/Fim
Partilhar