Assomada, 01 Dez (Inforpress) – O presidente da Assembleia Nacional, Austelino Correia, destacou hoje, em Santa Catarina, a importância do voto como “pilar fundamental” para o fortalecimento da democracia durante as eleições autárquicas de 2024.
Austelino Correia exerceu seu direito de voto às 10:30 na Escola Básica de Nhagar, mesa SC –G- 01, na cidade de Assomada, município de Santa Catarina de Santiago, e fez um apelo à população para que todos se dirijam às urnas, enfatizando que “o voto é muito importante para que o país possa funcionar de forma tranquila e ter uma democracia mais robusta”.
Em sua declaração, a mesma fonte ressaltou a responsabilidade cívica de cada cidadão e a necessidade de uma participação activa no processo eleitoral.
“Estamos em democracia e a soberania popular é exercida por meio do voto. Todos têm o direito e o dever de escolher os dirigentes para os próximos quatro anos”, afirmou, acrescentando que “o voto de João é igual ao voto da Maria”, frisando assim que cada voto conta na construção do futuro do país.
O presidente da Assembleia Nacional aproveitou para falar sobre o risco da abstenção, a seu ver, “a maior inimiga da democracia”, defendendo que a participação activa na política “é um exercício de cidadania essencial”.
Nesse sentido, incentivou os eleitores a não deixarem para última hora a decisão de votar, pois “quanto mais cedo votar, melhor", pedindo assim para não deixarem para o final do dia, pois pode haver o risco de não conseguirem exercer esse "tão importante direito e dever cívico”.
Para a presidência da Câmara Municipal de Santa Catarina, concorrem Armindo Freitas do PAICV, Jacinto Horta (MpD), Adelgisa Monteiro (UCID) e Félix Cardoso (S-SAT).
Nas eleições de 2020, o MpD conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o PAICV obteve o controle de oito.
MC/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar