Assomada, 20 Nov (Inforpress) – O candidato da lista independente Santa Catarina Sempre e Acima de Tudo (S-SAT) apontou hoje o saneamento como sector crítico no município e prometeu uma intervenção profunda caso vença as eleições de 01 de Dezembro.
“Saneamento é um sector crítico, neste momento, em Santa Catarina”, lamentou Félix Cardoso, que encabeça, pela segunda vez a lista deste movimento independente, numa iniciativa da campanha eleitoral no centro da cidade de Assomada.
Para sustentar as suas afirmações, disse ter constatado que a recolha e o tratamento do lixo são “deficientes”, que falta camiões suficientes para recolha e transporte dos resíduos sólidos, falta equipamentos adequados como luvas, máscaras, botas e fardamentos para pessoal do saneamento.
“Vamos intervir a partir do dia 01 de Dezembro para tornarmos o saneamento num sector de trabalho atractivo e com dignidade”, comprometeu-se, anunciando um conjunto de medidas para moralizar o pessoal do saneamento.
Félix Cardoso destacou de entre as medidas para moralizar e para que o pessoal de saneamento possa ter “maior segurança” no trabalho, melhoria salarial, atribuição do subsídio de riscos, seguro de vida, seguro obrigatório de acidente de trabalho, e ainda aquisição de equipamentos de trabalho.
Prometeu ainda criar uma política para que tanto as varredeiras e trabalhadores dos camiões de lixo possam prestar serviços mais próximo das suas zonas de residência, medida que, a seu ver, vai melhorar a qualidade de vida e condições de trabalho dessas senhoras e senhores do saneamento.
Ainda para o sector do saneamento, asseverou que caso vença as eleições vai melhorar o sistema de recolha de lixo e os esgotos internos nos mercados de Achada Riba e Pelourinho, e ainda pôr fim às águas sujas nos mesmos por “uma questão de segurança alimentar”.
É que, segundo ele, tendo em conta que nesses dois espaços se vendem refeições, carnes e peixes é preciso criar as condições de segurança alimentar.
No município de Santa Catarina concorrem ao cargo de presidente da câmara Jacinto Horta (MpD), Armindo Freitas (PAICV), Adelgisa Monteiro (UCID) e Félix Cardoso (S-SAT).
Nas eleições de 2020, o Movimento para a Democracia (MpD) conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) dominou em oito.
FM/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar