Cova Figueira, 19 Nov (Inforpress) - O candidato do MpD para a câmara de Santa Catarina do Fogo promete, se for eleito, trabalhar para que todas as localidades tenham um "papel determinante" no desenvolvimento do município.
Evandro Monteiro assegurou que a sua equipa, "constituída com pessoas capazes e de diversas áreas", pretende que, através de trabalho e projectos", cada localidade tenha a sua própria dinâmica.
Essa pretensão, segundo o médico, que falava aos jornalistas à margem de uma campanha porta-a-porta, vai de encontro à nova dinâmica que se almeja para o município de Santa Catarina do Fogo.
"Todas as localidades têm que caminhar e desenvolver para o reforço dessa nova dinâmica que se pretende", frisou o candidato "ventoinha" (MpD), defendendo que o município tem que se desenvolver de forma integral.
Em Figueira de Pavão, por onde também passou esta segunda-feira, Evandro Monteiro comprometeu-se em requalificar toda a localidade, " sempre preservando os traços arquitectónicos históricos das casa antigas".
"É necessário uma padronização e fazer uma urbanização adequada que permita ter alguma atractividade para os residentes e para os turistas", observou o médico, que concorre pela primeira vez à presidência da câmara de Santa Catarina do Fogo.
Por outro lado, reconheceu a necessidade de mais mobilização da água para potencializar a agricultura e a criação de gado em Figueira Pavão.
Evandro Monteiro informou que entre Figueira Pavão e Baluarte há a maior zona com potencialidade eólica da ilha do Fogo e que, por isso, a sua candidatura vai dar uma atenção especial ao sector energético.
"Queremos trazer para Santa Catarina uma resposta muito forte em termos de energia, mas onde o municipalismo e o poder local têm um papel determinante na mobilização de recursos ligados a investigação técnica e científica", perspectivou.
A candidatura do Movimento para a Democracia (MpD), encabeçada por Evandro Monteiro, elegeu Txanzin para apresentar as suas propostas de governação municipal.
Txanzin é uma localidade no concelho de São Filipe habitada pelos antigos moradores desalojados de Chã das Caldeiras, em 2014, em consequência da última erupção vulcânica, tendo por isso eleitores de Santa Catarina.
De acordo com dados da Comissão de Recenseamento Eleitoral disponibilizados à Inforpress, no município de Santa Catarina serão abertas 16 mesas de voto para 4.275 eleitores, entre eles um estrangeiro.
Em Santa Catarina do Fogo concorrem ao cargo para presidente da câmara Evandro Monteiro (MpD) e Manuel Fernandes Teixeira “Lody” (PAICV).
Nas eleições de 2020, o Movimento para a Democracia (MpD) conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) dominou em oito.
OM/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar