Autárquicas 2024/ Santa Catarina do Fogo: Evandro Monteiro promete sinergias para dotar o município de uma rede de infra-estruturas sanitárias

Inicio | Autárquicas
Autárquicas 2024/ Santa Catarina do Fogo: Evandro Monteiro promete sinergias para dotar o município de uma rede de infra-estruturas sanitárias
17/11/24 - 01:59 pm

Cova Fiqueira, 17 Nov (Inforpress) - O candidato do MpD para a câmara de Santa Catarina do Fogo promete juntar esforço e sinergias junto do Governo para dotar o município de uma rede de infra-estruturas sanitárias.

"Se o sector da saúde, pela sua transversalidade, não for adequadamente pensado, teremos precariedade em outras áreas", defendeu Evandro Monteiro, que hoje privilegia contactos          porta-a-porta com os eleitores de Txanzin, na localidade de Monte Grande.

De acordo com o cabeça de lista do MpD para a câmara de Santa Catarina do Fogo, assim como o incremento do turismo tem valor agregado para criação de dinâmicas económicas, o sector da saúde também tem que ser visto desta forma.

"Por isso, vamos criar um centro de saúde moderno, no qual enquanto médico dei o meu contributo para o seu desenho, de modo a dar combate à problemática da saúde local", prometeu.

Mais do que isto, assegurou que a sua candidatura, "após ser eleita no dia 01 de Dezembro", vai trabalhar para que o município de Santa Catarina do Fogo seja um exemplo de resposta sanitária a nível nacional, "mas assumindo, acima de tudo, a responsabilidade do poder local".

Essa pretensão, segundo Evandro Monteiro, vai ser do ponto de vista constitucional, na atenção primária e na instalação de serviços de saúde especializados no município.

"Após assumir o poder e a governação local contaremos com parcerias internacionais já garantidas para nos ajudar a combater as principais causas de morbilidade e mortalidade no município e por todo o país”, garantiu. 

ainda neste sector, Evandro Monteiro prometeu dar melhor resposta e atenção à saúde mental com a instalação de um centro de desintoxicação de álcool e de outras drogas, "dotado de uma referência nacional".

"Isto porque é importante o reforço do municipalismo e da intermunicipalidade pela saúde e em todos os sectores da governação", observou Evandro Monteiro, reiterando que a sua equipa vai apostar na "mudança na continuidade".

De acordo com os dados da Comissão de Recenseamento Eleitoral disponibilizados à Inforpress, no município de Santa Catarina do Fogo serão abertas 16 mesas de voto para 4.275 participantes, entre eles um estrangeiro.

Em Santa Catarina do Fogo concorrem ao cargo para presidente da câmara Evandro Monteiro (MpD) e Manuel Fernandes Teixeira “Lody” (PAICV).

Nas eleições de 2020, o Movimento para a Democracia (MpD) conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) dominou em oito.

OM/ZS

Inforpress/Fim

 

Partilhar