Autárquicas 2024/Santa Catarina: Comunidades de Saltos Acima e Pingo Chuva clamam por intervenções urgentes, afirma candidata da UCID

Inicio | Autárquicas
Autárquicas 2024/Santa Catarina: Comunidades de Saltos Acima e Pingo Chuva clamam por intervenções urgentes, afirma candidata da UCID
21/11/24 - 04:39 pm

Assomada, 21 Nov (Inforpress) – A candidata da UCID à presidência da Câmara Municipal de Santa Catarina de Santiago denunciou hoje o estado de abandono de Pingo Chuva e Saltos Acima, que clamam por intervenções urgentes do Governo central e local.

Em declarações à imprensa, a candidata Adelgisa Monteiro destacou que as necessidades dessas comunidades vão além da falta de infra-estrutura básica, apontando a precariedade das habitações, onde muitos idosos foram forçados a abandonar suas casas em condições deploráveis, optando por viver em barracas.

“É inaceitável que, em tempos de crescente preocupação com a saúde mental e o bem-estar social, permitamos que cidadãos vivam em situação tão vulnerável”, lamentou aquela candidata.

Adelgisa Monteiro também abordou a questão da juventude, indicando que os jovens de Pingo Chuva e Saltos Acima estão sendo excluídos das políticas de emprego e empreendedorismo, especialmente no que diz respeito ao acesso a oportunidades semelhantes às disponíveis nas áreas centrais.

Para reverter essa situação, ela propôs a implementação de microcréditos destinados a apoiar a agricultura e a criação de gado, bem como programas de capacitação para jovens agricultores.

A candidata enfatizou a necessidade de um posto de saúde na região, ressaltando que o acesso a cuidados de saúde é uma “questão crítica” que afecta o bem-estar das comunidades.

“Estas visitas também têm o propósito de incentivar os moradores a exercerem seu direito de voto. O desinteresse pela política, fomentado pelo abandono por parte das autoridades, não pode ser uma opção para quem deseja um futuro melhor”, afirmou.

Adelgisa Monteiro concluiu seu apelo aos eleitores, solicitando que eles façam valer sua voz nas próximas eleições, escolhendo a UCID como uma “verdadeira alternativa” para a mudança nas comunidades de Santa Catarina.

Na corrida pela presidência da Câmara Municipal de Santa Catarina, Adelgisa Monteiro representa a UCID, enfrentando Armindo Freitas (PAICV), Jacinto Horta (MpD) e Félix Cardoso (S-SAT).

Nas eleições de 2020, o MpD conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o PAICV obteve o controlo de oito.

MC/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar