Assomada, 02 Dez (Inforpress) – Armindo Freitas, do PAICV, foi eleito hoje presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina de Santiago, com maioria qualificada, ao derrotar os outros três candidatos e eleger os nove vereadores.
Na sua primeira declaração à imprensa após a vitória, Armindo Freitas reafirmou seu compromisso de ser um “presidente do povo”, prometendo trabalhar para todos os cidadãos de Santa Catarina.
Com os resultados provisórios que confirmam a sua vitória, Freitas destacou que a confiança depositada pelos santa-catarinenses é um reflexo das propostas apresentadas durante a campanha.
“Hoje, ficou claro que a nossa candidatura tinha as melhores propostas para o município, e assumimos os melhores compromissos”, declarou.
O novo presidente enfatizou que a vitória é de todos.
“Vencemos todos. Esta candidatura representa Santa Catarina e todos os munícipes”, disse, ressaltando a importância da união ao lembrar que o foco será sempre o trabalho em prol do município.
Freitas convocou a população, independentemente da filiação partidária, a se unir em prol do desenvolvimento de Santa Catarina, defendendo que a união do povo é o que fará deste município um lugar “ainda mais grandioso”.
Em relação à elevada taxa de abstenção, que atingiu 49,9%, representando 15.066 eleitores que não se dirigiram às urnas, Armindo Freitas interpretou o resultado como um reflexo da situação de muitos eleitores que estão fora do município no momento.
“É importante ressaltar que a maioria dos inscritos residentes em Santa Catarina compareceu às urnas”, concluiu.
Com um apelo à colaboração, Armindo Freitas se comprometeu a abrir um diálogo com todas as forças partidárias, a sociedade civil e as lideranças religiosas, visando construir um futuro melhor para Santa Catarina.
A nova administração promete “priorizar a união e o trabalho colectivo” para atender às necessidades da população.
De acordo com os resultados provisórios divulgados pela Direcção Geral de Apoio ao Processo Eleitoral (DGAPE) o candidato apoiado pelo PAICV conseguiu 5.820 votos (68,2%) contra 4.776 (31,8%) do candidato do MpD, Jacinto Horta, 593 (5,1) do candidato do S-SAT, Félix Cardoso e 142 (1,2) da candidata da UCID, Adelgisa Monteiro.
Para a assembleia municipal, o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), com 5.751 votos (68.2%), fez eleger 11 deputados, contra nove do Movimento para a Democracia (MpD), que alcançou 4.784 votos (31.8%), um do grupo independente S-SAT com 605 votos (5.1%) e a UCID com 154 votos (1,2%) não elegeu nenhum.
A Inforpress tentou ouvir as declarações dos candidatos vencidos [Jacinto Horta - MpD], [Félix Monteiro – S-SAT] e [Adelgisa Monteiro – UCID] mas tal não foi possível.
Os dados apontam, ainda, para um total de 183 votos nulos (1.3%), 179 em brancos (1,8 %) e uma taxa de abstenção de 49,9%, em um total de 26.773 inscritos.
MC/AA
Inforpress/Fim
Partilhar