Autárquicas 2024/Ribeira Grande de Santiago: Nelson Moreira renova mandato como presidente de câmara municipal

Inicio | Autárquicas
Autárquicas 2024/Ribeira Grande de Santiago: Nelson Moreira renova mandato como presidente de câmara municipal
02/12/24 - 01:30 am

Cidade Velha, 02 Dez (Inforpress) – Nelson Moreira, candidato à sua própria sucessão à Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, nas eleições autárquicas deste domingo, continua a comandar a autarquia ribeiragrandense, por mais quatro anos, “comprometido com o desenvolvimento” do município.

Nelson Moreira, que desde sempre esteve confiante na vitória da sua candidatura, era um homem feliz e começou por agradecer a todos os apoiantes pela confiança, também aqueles que não estiveram com a sua equipa, sublinhando que ele é presidente da câmara e não do partido, ao serviço de todos os ribeiragrandenses.

“Esta é uma vitória de todos os munícipes. Por isso vamos trabalhar para o desenvolvimento do município e para a felicidade dos munícipes, independentemente da sua simpatia política, porque devemos saber viver e conviver com as diferenças, com a diversidade”, enfatizou.

Nas suas primeiras declarações à imprensa, reiterou o que prometera durante a campanha, isto é, trabalhar mais ainda no sentido de permitir aos ribeiragrandenses, melhores condições e qualidade de vida, dispensando atenção a todas as camadas da sociedade, idosos, crianças, jovens e mulheres.

“Estamos com espírito de missão e de servir, sem qualquer tipo de discriminação. Vamos trabalhar, pautando por uma gestão de proximidade, diplomacia, para trazermos felicidade às pessoas e ao município”, manifestou o autarca, realçando que os projectos em carteira vão permitir à Ribeira Grande de Santiago dar um salto qualitativo em termos de desenvolvimento.

Nelson Moreira (PAICV) renovou o mandato à frente da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, elegendo os cinco vereadores em disputa.

Segundo os dados provisórios, Nelson Moreira arrecadou 1.852 votos (55%) contra 1.396 (41.5%) de Domingos Mendes (MpD) e 36 votos (1.1%) de Cláudia Almeida (PMJR), quando estavam apuradas 19 das 21 mesas.

Na Assembleia Municipal, o PAICV, com 1.828 (54.2%), elegeu seis deputados, contra quatro do MpD, que conseguiu 1.412 votos (41.9%), e PMJR 30 votos (0.9%), estando ainda três deputados por eleger.

A jovem Cláudia Almeida, do grupo independente, que se estreou nestas andanças para a liderança da cadeira presidencial, mas já foi vereadora na Câmara Municipal da Ribeira Grande, na governação camarária do MpD, disse respeitar a decisão do povo, criticando, entretanto, a “estratégia de compra de voto”.

“A mensagem passou, mas não tenho dúvidas que houve muita compra de votos. A necessidade das pessoas fala mais alto. Tenho que reconhecer isso. Mas, mais do que ganhar é participar”, exteriorizou.

Apesar das tentativas, a Inforpress não conseguiu uma reacção de Domingos Mendes, candidato do Movimento para a Democracia (MpD) que perdeu a sua segunda eleição frente a Nelson Moreira.

SC/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar