Autárquicas 2024/Praia: Presidente UCID pede “voto em consciência” em contacto directo com eleitorado

Inicio | Autárquicas
Autárquicas 2024/Praia: Presidente UCID pede “voto em consciência” em contacto directo com eleitorado
19/11/24 - 04:04 pm

Cidade da Praia, 19 Nov (Inforpress) - O presidente da União Cabo-verdiana Independente e Democrático (UCID) encontra-se na cidade da Praia a reforçar o contacto directo da candidatura da equipa de Juceliano Vieira, e fez um apelo ao “voto em consciência”.

João Santos Luís explicou na sua passagem pelo Fundo Cobom, que à semelhança do que tem feito em todas as candidaturas da UCID na corrida às autárquicas de 2024, veio “dar um alento” no sentido de “reforçar o contacto” da sua equipa junto do eleitorado da Praia.

“Esta corrida à câmara da Praia representa o crescimento da UCID, do partido. Em 2020 participamos em sete concelhos e em 2024 participamos em 11 concelhos, o que por si só evidencia um crescimento franco do partido a nível nacional”, declarou.

As condições “são desiguais” em recursos das candidaturas concorrentes, reconheceu, mas disse que a UCID tem estado a apresentar o seu manifesto eleitoral, documento que aconselha ao eleitorado a levar, com vista a votar em consciência.

Aproveitou a ocasião para denunciar um “problema gravíssimo” no Código Eleitoral a ser resolvida na próxima revisão, já que o artigo 366, conforme disse, concede aos candidatos 30 dias de dispensa para fazer campanha eleitoral, “mas infelizmente não prevê mecanismos de compensação” para empresas privadas.

A UCID, queixou-se, ficou “amplamente prejudicada” na sua campanha, alegando que a maior parte dos seus candidatos trabalham no privado.

“Este aspecto penaliza a UCID não só na Praia como em outros círculos eleitorais. A proposta da revisão do Código Eleitoral encontra-se engavetada no parlamento há dois anos para ser revisto. Nem o PAICV, nem o MpD têm interesse em agendar esta proposta de revisão”, desabafou.

O candidato dos democratas cristãos à câmara da Praia, por sua vez, depois de percorrer Achada de Santo António e Fundo Cobom, enalteceu a importância da presença do presidente do partido nos contactos directos com o eleitorado.

Dos bairros visitados, Juceliano Vieira notou um sentimento de “abandono e tristeza”, face a uma câmara que “praticamente nada fez” e que “deixou ao abandonado” as obras realizadas na gestão anterior.  

Na Praia concorrem ao cargo para presidente da câmara Francisco Carvalho (PAICV), Abraão Vicente (MpD), Romeu de Lurdes (PTS) e Juceliano Vieira (UCID).

Nas eleições de 2020, o MpD conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o PAICV dominou em oito.

SR/AA

Inforpress/Fim

Partilhar