Cidade da Praia, 15 Nov (Inforpress) - A candidatura do PAICV para o município da Praia nas Eleições Autárquicas de 2024 encontrou-se hoje com o grupo dos empresários nesta cidade, para a socialização dos projectos de âmbito empresarial visando o desenvolvimento municipal.
O líder da candidatura “Praia para Todos”, na corrida à sua própria sucessão, considerou “fundamental” o encontro, ressalvando que “a governação representa pessoas e quando bem feita pode exprimir ideias interessantes para o sector e, ao mesmo tempo, ideias que o próprio sector considera interessantes para a classe”.
Nesta linha, Francisco Carvalho afiançou que a sua equipa apresentou propostas, que o mesmo considera “fundamental”, como a “desburocratização” da autarquia, um projecto denominado “Praia Flex”, visando acelerar todo o processo de licenciamento, de forma virtual, para facilitar os munícipes nas suas acções.
Apontou ainda a criação de um Parque Industrial para instalação de indústrias, tendo como meta a acomodação de 50 empresas nos próximos quatro anos, instalações de fábricas para proporcionar criação de empregos e investimento em inovação tecnológica como sendo essencial para o município.
Das propostas recebidas dos empresários, Francisco Carvalho enumerou a criação de um ponto focal específico, exclusivo aos empresários, a criação de feiras e eventos voltados para o “Sul do Mundo”, como a América do Sul.
Carvalho enumerou o combate ao desemprego e a insegurança, a saúde, a problemática da habitação, o turismo (com vista a transformar a Praia num foco central do turismo em Cabo Verde), a questão da mobilidade e empresarial como os principais pilares propostos para o mandato 2024/2028.
A candidatura do PAICV, em articulação com a Federação Nacional das Mulheres do PAICV (FNMPAI), encontra-se na tarde desta sexta-feira com mulheres de diferentes quadrantes políticos e sociais, na Biblioteca Nacional.
Pretende-se com esta acção “um diálogo de proximidade e socialização das propostas de governação direccionadas para a igualdade e a equidade de género”.
No círculo eleitoral da Praia, concorrem ao cargo de presidente da câmara Francisco Carvalho (PAICV), Abraão Vicente (MpD), Juciliano Vieira (UCID) e Carlos Lopes (PTS).
Nas eleições de 2020, o Movimento para a Democracia (MpD) conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) dominou em oito.
SR/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar