Autárquicas 2024/Porto Novo: Candidato do MpD promete “levar um novo alento” à Chã de Branquinho, Clementim e Covoada e Morro Cavalo

Inicio | Autárquicas
Autárquicas 2024/Porto Novo: Candidato do MpD promete “levar um novo alento” à Chã de Branquinho, Clementim e Covoada e Morro Cavalo
24/11/24 - 01:45 pm

Porto Novo, 24 Nov (Inforpress) – O candidato do MpD a presidente da Câmara Municipal do Porto Novo compromete-se a “levar um novo alento” à Chã de Branquinho, Clementim, Covoada de Vassoura e a Morro de Cavalo com novos projectos em carteira.

“Desde Chã de Branquinho, queríamos trazer um novo alento e uma perspectiva muito boa para esta região, incluindo Morro de Cavalo e Ribeira da Cruz, onde está em fase de conclusão um estudo para o ordenamento daquela bacia hidrográfica”, adiantou Aníbal Fonseca, que esteve neste sábado em Chã de Branquinho, em contactos com os moradores.

A agricultura constitui a principal actividade económica em Chã de Branquinho e arredores e o candidato do Movimento para a Democracia disse que já tem “um acordo” com o Governo para que, em 2025, se invista na mobilização de água nessa zona para beneficiar os agricultores locais das zonas limítrofes.

O projecto, além de mobilização de água para agricultura, incluiu ainda a recuperação do sistema fotovoltaico para a produção de água em Chã de Branquinho, que não funciona há alguns anos, explicou Aníbal Fonseca, que concorre a um terceiro mandato. 

Chã de Branquinho, que foi contemplada neste ano com uma estrada de acesso, tem também potencialidades a nível do turismo e Aníbal Fonseca se compromete, caso seja reeleito, a trabalhar com os operadores turísticos na criação de espaços de alojamento e restauração.

Este candidato acredita no retorno das pessoas à localidade com o desencravamento e, por isso, quer promover projectos de loteamento para a construção de novas habitações e equipamentos sociais nesse vale agrícola.

Aníbal Fonseca disse ainda ter informações de que o Governo vai executar um furo de prospecção de água em Morro de Cavalo, onde, acrescentou, está em vias de ser criado um novo perímetro agrícola para contemplar novos agricultores.

O candidato do MpD à sua própria sucessão adiantou igualmente que está na forja em Morro Cavalo, um novo projecto hidro-agrícola para a atribuição de parcelas a novos agricultores, cujo processo já foi desencadeado pelo Governo.

No município do Porto Novo concorrem ao cargo de presidente da câmara municipal Aníbal Fonseca (MpD), Elisa Pinheiro (PAICV) e José Graça (UCID).

Nas eleições de 2020, o Movimento para a Democracia (MpD) conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) dominou em oito.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar