Porto Novo, 15 Nov (Inforpress) – O candidato do Movimento para a Democracia (MpD) a presidente da Câmara Municipal do Porto Novo, Aníbal Fonseca, prometeu, caso seja eleito, garantir aos jovens em Lajedos 50 lotes de terrenos para a construção de habitação própria.
Em contactos com os eleitores, em Lajedos, Aníbal Fonseca afiançou que está em negociações com os proprietários de terrenos para disponibilizar aos jovens dessa localidade 50 lotes para a construção de casa própria.
“Lajedos é uma zona agrícola e os terrenos pertencem a privados, mas estamos em negociações avançadíssimas com os donos dos terrenos, já temos um plano urbanístico e as famílias vão ceder 50 lotes para os jovens terem um espaço para construir a sua habitação”, explicou Aníbal Fonseca.
Ainda em Lajedos, o candidato do MpD assegurou que já existe um compromisso com o Governo para ceder aos jovens de Lajedos parcelas de terras em Gamboeza para cultivo, no âmbito do projecto de dessalinização de água para a agricultura.
Também, Aníbal Fonseca prometeu trabalhar com uma associação local no aumento da dissipabilidade de água para a agricultura em Lajedos e actuar na melhoria de habitações, anunciando ainda para essa zona “um centro de referência para a primeira infância”, já na fase de construção.
Nessa zona, o líder da candidatura “Por Porto Novo, pelas pessoas” lembrou que já foram feitas intervenções a nível da requalificação urbana, foi criado um centro multiusos e reabilitadas várias habitações, além da construção de uma praceta.
Entretanto, Aníbal Fonseca, que concorre à sua própria sucessão, referiu-se, em declarações à Inforpress, aos ganhos conseguidos durante a sua gestão de oito anos, destacando o abastecimento de água, cuja taxa de cobertura através da rede domiciliária passou de 75,5 por cento (%) em 2016 para 85% em 2023.
Em relação à energia eléctrica, a taxa de cobertura passou de 86,5% em 2016 para 95,7% em 2023 e que o acesso das famílias à casa de banho atinge uma taxa de 84,8%, representando um aumento de 15% nos últimos oito anos.
No município do Porto Novo concorrem ao cargo de presidente da câmara municipal Aníbal Fonseca (MpD), Elisa Pinheiro (PAICV) e José Graça (UCID).
Nas eleições de 2020, o Movimento para a Democracia (MpD) conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) dominou em oito.
JM/AA
Inforpress/Fim
Partilhar