Porto Novo, 23 Nov (Inforpress) – O candidato da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) a presidente da Câmara Municipal do Porto Novo diz que a população de Alto Mira, no interior do município, está em “situação de total abandono”.
“O sentimento que as pessoas têm é de que estão em situação de total abandono. Dizem que o actual presidente da câmara só vem a Alto Mira por ocasião do dia da santa padroeiro (13 de Maio) para aproveitar a festa e, por isso, se sentem abandonados”, declarou José Graça, que esteve em contactos com os eleitores desse vale agrícola.
O candidato da UCID à presidência da autarquia entende que o presidente da câmara municipal “enquanto poder de proximidade, deve estar mais próximo das pessoas”.
José Graça foi a Alto Mira prometer “mais descentralização do poder” da câmara municipal através das delegações municipais.
“Entendemos que os delegados devem ter mais capacidade de decisão. A nossa promessa é fazer com que cada delegação municipal receba anualmente uma transferência de dois por cento (%) do orçamento municipal para ser aplicada na resolução dos problemas nas localidades”, explica o candidato da UCID.
José Graça diz que é o próprio estatuto dos municípios que prevê essa transferência de 2% do orçamento municipal para as delegações municipais e “é isso que vamos fazer, caso a UCID vença as eleições autárquicas”, assegura.
Ainda em Alto Mira, este candidato falou dos propósitos da UCID em relação aos sectores da agricultura e do turismo, considerando que as intervenções da câmara municipal nas trilhas turísticas têm ficado aquém das necessidades.
“Os caminhos vicinais são um activo turístico que temos. Vamos dar uma atenção especial a esses percursos que devem ser preservados enquanto património municipal”, adianta José Graça, que promete “servir melhor Porto Novo”, se merecer “o voto de confiança” dos porto-novenses.
A nível da agricultura, a candidatura da UCID promete procurar parcerias para apoiar os agricultores na mobilização de água e na modernização da prática agrícola, nomeadamente, através da rega gota-a-gota.
Na corrida à presidência da Câmara Municipal do Porto Novo concorrem José Graça (UCID), Aníbal Fonseca (MpD) e Elisa Pinheiro (PAICV).
Nas eleições de 2020, o Movimento para a Democracia (MpD) conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) dominou em oito.
JM/HF
Inforpress/Fim
Partilhar