Porto Novo, 20 Nov (Inforpress) – O candidato da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) a presidente da edilidade porto-novense, José Graça, disse que “Porto Novo tem solução”, mas tem faltado “uma equipa camarária com visão transformadora” para desenvolver este município.
“Porto Novo tem solução. O que tem faltado é uma equipa na câmara municipal com visão transformadora para dar ao município um novo rumo. É preciso fazer a mudança acontecer e isso só pode suceder com a UCID”, declara José Graça, que espera dos porto-novenses “um voto de confiança” na sua candidatura.
O candidato da UCID espera que os eleitores dêem “um cartão vermelho” à actual gestão camarária, liderada pelo candidato do Movimento para a Democracia (MpD) que, a seu ver, não foi capaz, nos oito anos à frente da autarquia, de acudir às famílias que mais precisam da solidariedade dos poderes públicos.
“Estando a UCID na câmara municipal, Porto Novo vai ganhar”, sublinha o candidato da UCID a presidente da autarquia, que esta terça-feira esteve em contactos com os moradores da zona de Covoada, na cidade do Porto Novo.
José Graça manifesta-se “preocupado” com a saída dos jovens do município do Porto Novo em direcção a outras ilhas “por falta de oportunidades”, considerando que esse fenómeno se deve à ausência de uma política de mobilização de investimentos privados neste concelho.
“Se a câmara municipal tiver uma política de captação de investimentos, nomeadamente no turismo, é possível fazer com que este concelho dê o salto e gere empregos para absorver os jovens que estão a sair para as outras ilhas”, nota o candidato da UCID a presidente da câmara do Porto Novo.
Porto Novo depara-se ainda, no entender da UCID, com outros desafios sociais, desde logo o da habitação social.
José Graça prometeu desenvolver um programa habitacional virado para as famílias carenciadas, que consistirá na aquisição de casas pré-fabricadas, com custo bastante baixo, para atender às necessidades neste domínio.
O candidato da UCID pretende também apostar na formação profissional dos jovens para poder contornar o problema do desemprego.
Na corrida à presidência da Câmara Municipal do Porto Novo concorrem Aníbal Fonseca (MpD), Elisa Pinheiro (PAICV) e José Graça (UCID).
Nas eleições de 2020, o Movimento para a Democracia (MpD) conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) dominou em oito.
JM/HF
Inforpress/Fim
Partilhar