Cidade das Pombas, 20 de Nov (Inforpress) – O candidato do PAICV para a Câmara Municipal do Paul idealiza construir centros de dia e lar de idosos em Janela para acolher os idosos das zonas dispersas, se for eleito presidente a 1 de Dezembro.
Neste dia em que se assinala uma semana da abertura oficial da campanha eleitoral, o candidato Hilarino da Luz, apoiado pelo Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), tem-se reunido com os moradores da localidade piscatória de Janela e das zonas mais agrícolas afastadas para levar o seu programa eleitoral.
Com uma população dispersa onde vivem várias pessoas da terceira idade, o PAICV pretende criar espaços para acolher esta camada e questiona que trabalho o poder local tem feito pelos idosos, através de assistencialismo, espaços de lazer e condições de circulação.
“Então é preciso também, ao nível de Janela pensarmos, por exemplo, num lar de idosos, onde as pessoas naquelas zonas mais dispersas possam ficar”, projecta o candidato Hilarino da Luz que hoje se encontra em Pontinha de Janela.
Seria preciso também incentivar os familiares a irem visitar estes seus entes, para que não sejam abandonados no referido lar.
Para acolher os idosos das zonas mais próximas, em Janela, o candidato propõe abrir um centro de dia para os acolher durante o período diurno.
No entanto as reivindicações relacionadas com o cuidado e a atenção à terceira idade vai além, pois as condições dos caminhos vicinais preocupam o candidato.
Promete assim o desencravamento das zonas afastadas para que seja possível transportar estes idosos em caso de emergência, mas para isso terá de vencer as votações a 1 de Dezembro.
Em Janela, nas últimas eleições, estavam inscritos 1.166 eleitores, espalhados por cinco mesas de voto em Fajã de Janela, Ribeira de Janela e Pontinha de Janela.
No Paul concorrem ao cargo de presidente da câmara municipal Adilson Fernandes (MpD), Anilton Fernandes (UCID) e Hilarino da Luz (PAICV).
Nas eleições de 2020 o MpD conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o PAICV dominou em oito.
SN/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar