Autárquicas 2024/Mosteiros: MpD promete criar soluções para o saneamento e melhoria de saúde pública nos Mosteiros

Inicio | Autárquicas
Autárquicas 2024/Mosteiros: MpD promete criar soluções para o saneamento e melhoria de saúde pública nos Mosteiros
17/11/24 - 01:45 pm

Mosteiros, 17 Nov (Inforpress) – O candidato do Movimento para a Democracia (MpD), Isidoro Gomes, prometeu hoje criar soluções para o saneamento, que considera ser uma das causas do problema de saúde pública no município dos Mosteiros.

Explicou o candidato à câmara municipal dos Mosteiros,  no contacto porta-a-porta com os eleitores de Queimada Trás, que o município “sempre” foi considerado limpo e neste sentido disse ser inaceitável que os pontos de colocação de lixo sejam em bidões.

Conforme o mesmo, uma situação que, para além da saúde pública interfere naquilo que é a beleza das cidades e localidades, facto que acontece, segundo Isidoro Gomes, nas zonas de Atalaia, Relva, Queimada Guincho e no centro da cidade.

“Mosteiros, é a única câmara em Cabo Verde, que tem uma lixeira a céu aberto, exactamente às portas de uma das sete maravilhas de Cabo Verde, que é a Baia de Corvo. Uma das baías mais bonitas da África e um dos grandes produtos de ofertas turísticas dos Mosteiros”, disse o candidato do MpD.

Perante esta situação, Isidoro Gomes promete soluções para a área do saneamento, lamentando que a queima do lixo é feita a céu aberto e a quantidade de fumaça contribui para o agravamento da saúde pública.

Em concreto para a saúde, disse que vai transformar o centro de saúde de Ribeira do Ilhéu numa “coisa séria”, não num posto onde de vez em quando, segundo o candidato, aparece um enfermeiro.

“Vai ter um enfermeiro fixo durante o dia e, porque não, durante a noite. A mesma solução para a zona sul, em Relva, vamos transformá-la também em um verdadeiro centro de unidade básica de saúde que vai ser complementado com o centro de saúde dos Mosteiros ", garantiu Isidoro Gomes.

Promete trabalhar com o Governo, no reforço da equipa médica, mas garante que enquanto poder local, vai ter um papel “actuante e preventivo”.

“Isto é naquilo que compete à câmara vamos intervir e naquilo que é a competência do Governo vamos exigir que cumpre o que está plasmado dentro desse quadro de competências para que a população dos Mosteiros tenha boa saúde”, finalizou.

Nos Mosteiros, concorrem ao cargo para presidente da câmara Isidoro Gomes (MpD) e Fábio Vieira (PAICV).

Nas eleições de 2020, o Movimento para a Democracia (MpD) conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) ganhou oito.

OS/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar