Cidade da Praia, 09 Mai (Inforpress) - O presidente da Câmara Municipal da Praia, Francisco Tavares, exorta a uma valorização e abordagem “global” em relação ao verde, destacando algumas intervenções da edilidade nesse sentido, nomeadamente a plantação de coqueiros e construção de hortas urbanas
O autarca manifestou essa preocupação em declarações à Inforpress quando abordado sobre a situação de algumas praças públicas que se encontram “abandonadas”, com visível falta de cuidados, designadamente a do Bairro Craveiro Lopes.
“Estamos a lançar as bases para construir um espírito de comunidade, que vai nos permitir enfrentar estas questões, de praças, ainda que não estão devidamente cuidadas. O que nós estamos a construir neste momento é uma abordagem global para o espaço público”, reiterou, considerando que “fica complicado” analisar as praças, uma de cada vez.
Considerando a necessidade para a “abordagem global” em relação ao verde, o autarca convida a olhar à volta e ver as intervenções que vão sendo feitas ao nível da criação de espaços verdes no município da Praia.
“E não sobrepor com os casos que ainda não foram contemplados. Várias intervenções estão sendo feitas a nível de criação de espaços verdes, já foram plantados coqueiros na subida de Achada Grande Frente, na ponte do Paiol, na Avenida em baixo do Cruzeiro, e noutras zonas, plantas novas também na Avenida Amílcar Cabral”, enumerou.
Além dessas intervenções, Carvalho destacou, ainda, a construção de duas hortas urbanas que, conforme salientou, conseguidas pela primeira vez na Praia, com a cooperação da Câmara de Turim, em Itália.
“Já concluímos a construção de plantas para distribuir na Ribeira de São Filipe para os agricultores, devidamente cadastrados. Já está tudo dividido e cada agricultor vai receber o seu lote de terreno, concreto…pela primeira vez na história da cidade”, enfatizou.
“Portanto, há aqui uma abordagem em relação ao verde que nunca tinha acontecido no município da Praia, em termos globais. Certamente, haverá sempre uma ou outra praça que ainda não chegamos. É fundamental que olhemos para a abordagem global em relação ao verde que estamos a ter neste município”, insistiu o autarca.
Neste sentido, acrescentou que a câmara está a procurar parcerias, uma diversificação de fontes, para abordar e valorizar o verde em várias dimensões, para a cidade, almejando no município da Praia uma sociedade mais participativa.
“Estamos a lançar as bases para construir um espírito de comunidade que vai nos permitir enfrentar estas questões, de praças, que ainda não estão devidamente cuidadas”, apontou.
Mesmo assim, questionado a pronunciar-se sobre o reclamado “abandono” da emblemática praça do Bairro Craveiro Lopes, Francisco Carvalho disse que é “perigoso” construir hierarquias entre espaços urbanos.
“Acho que é muito perigoso construirmos hierarquias entre espaços urbanos. Todos os espaços urbanos são emblemáticos e importantes. Nós temos, definitivamente, de construir uma nova sociedade aqui no município da Praia”, advertiu, informando que várias praças, também de Pensamento, Miraflores, estão a passar por um processo de intervenção.
Quanto às obras de requalificação que se encontram paradas há algum tempo, designadamente Cidadela e Terra Branca, disse que são processos “normais” que acontecem com as obras em construção, garantindo, porém, que vão ser concluídas antes do fim do mandato.
“Estamos tranquilos, e seguramente que essas obras vão ser concluídas com brevidade”, garantiu.
SC/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar