Atletismo: Campeonato Nacional de pista aberta com três recordes já batidos

Inicio | Desporto
Atletismo: Campeonato Nacional de pista aberta com três recordes já batidos
12/07/25 - 04:26 pm

Cidade da Praia, 12 Jul (Inforpress) – Três recordes nacionais já foram batidos no Campeonato Nacional de Atletismo’2025, nos 800 metros femininos, com marcas superadas hoje, e nos 400 metros femininos, sexta-feira, resultados, que “demonstram a crescente qualidade e evolução dos jovens atletas cabo-verdianos”.

O presidente da Federação Cabo-verdiana de Atletismo (FCA), Alfredo Lima, destacou hoje, à Inforpress a importância estratégica do evento para a promoção e sustentabilidade do atletismo no país, sobretudo ao nível da formação.

O responsável por esta organização desportiva fez estas declarações à margem do Campeonato Nacional de Pista U18 e seniores, que decorrem no Estádio Nacional, na cidade da Praia.

Pela primeira vez, as competições das categorias sub-18 e seniores foram organizadas de forma separada no sector masculino, com o objectivo de proporcionar maior visibilidade aos atletas e garantir uma gestão mais eficiente dos recursos disponíveis.

Lima explicou que a decisão foi tomada com base nas limitações orçamentais actuais, embora o ideal fosse realizar o sub-18 em Maio e o sénior em Julho.

“No masculino conseguimos fazer essa separação para melhorar a performance desportiva e fazer um melhor ajuste orçamental. Juntámos os dois campeonatos agora em Julho como forma de gerir melhor os recursos”, afirmou.

Contudo, no sector feminino, a escassez de atletas seniores, apenas 10 inscritas, não permitiu a realização de uma competição sénior em separado.

“Optámos por juntar as atletas sub-18 e seniores para que fosse possível realizar um campeonato sénior feminino com número suficiente de participantes”, explicou o presidente da FCA.

Com cerca de 90 atletas oriundos de todas as regiões de Cabo Verde, o campeonato está a revelar-se uma plataforma fundamental para a descoberta e valorização de novos talentos, sendo apontado pelo presidente como “um dos campeonatos mais importantes dos últimos anos”.

“Três recordes nacionais foram batidos nesta edição: nos 800 metros femininos, com marcas superadas hoje, e nos 400 metros femininos, ontem. Estes resultados, segundo Alfredo Lima, demonstram a crescente qualidade e evolução dos jovens atletas cabo-verdianos.

“A nossa prioridade, neste momento, está na formação. O sub-18 é o nosso principal foco, porque é a partir daí que garantimos sustentabilidade ao atletismo sénior. Após dois anos de paragem por causa da pandemia, muitos atletas desistiram, e agora estamos a reconstruir as bases”, destacou.

O evento também serviu como base de observação para futuras convocatórias da selecção nacional, com foco nas competições africanas sub-18 e nos Jogos Escolares na Argélia.

“Queremos levar os melhores. E, para isso, é justo e necessário realizar campeonatos nacionais onde todos tenham a oportunidade de mostrar o seu valor”, sublinhou.

Alfredo Lima agradeceu ainda o apoio da empresa Interilhas, que viabilizou a deslocação de grande parte dos atletas, e destacou o papel fundamental do Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ), responsável pela premiação do campeonato.

O Campeonato Nacional de Atletismo sub-18 e seniores reafirma, assim, o compromisso da Federação com o desenvolvimento do desporto de base e a criação de oportunidades para os jovens talentos do país.

KA/SR//HF

Inforpress/Fim

Partilhar