Cidade da Praia, 04 Dez (Inforpress) – A Associação Maracanã do bairro de Ponta d’Água está a celebrar os seus 10 anos de existência, com a realização de várias actividades, entre as quais, o lançamento de um livro em formato digital.
Esta informação foi avançada à Inforpress pelo presidente daquela associação, Carlos Tavares, para quem este percurso é um motivo de muita “satisfação”, pelo trabalho realizado, além do mais pelo impacto que tem vindo a ter junto dos moradores daquele bairro, que apesar de tudo ainda enfrenta alguns desafios.
Conforme salientou Carlos Tavares, a criação da Escola de futebol Maracanã deveu-se ao surgimento de vários grupos de jovens delinquentes naquele bairro, o que estava a tirar o sossego e criar sentimento de insegurança no seio das pessoas, pelo que a solução encontrada foi de criar uma escola desportiva para manter as crianças e os adolescentes ocupados com algo positivo nos seus tempos de lazer.
Realçou ainda que o livro retrata não somente a associação, mas também a comunidade de Ponta d’Água, um bairro que considerou ter “muitas coisas boas”, mas que são desconhecidas por parte da maioria das pessoas que ali não residem.
Algo que disse acreditar vai ser possível com o lançamento do livro, que nesta primeira fase vai ser no formato digital, mas que almejam também lançar nos próximos tempos em formato impresso.
Carlos Tavares indicou ainda que o livro comporta fotografias e registo da história da escola, que posteriormente foi transformada em uma associação, como forma de abraçar as questões sociais que afligem aquele bairro da Cidade da Praia.
“Não é porque estamos a gabar-nos, mas se pelo menos todas as escolas ou todos os bairros começarem a trabalhar da forma como temos vindo a fazer, poderão também ter oportunidade de participar em grandes eventos”.
“Quando estamos a falar de uma associação que não tem nenhuma subvenção do Estado, mas que nestes 10 anos de existência conseguiu fazer oito viagens internacionais, inclusive de ter levado as nossas crianças a participarem num evento desportivo na Ásia por três vezes. Acima de tudo foram crianças provenientes de famílias com problemas financeiras, mas que tiveram a possibilidade de visitar países como Dubai, Qatar e Coreia de Sul, viajando nas melhores companhias do mundo, isto é obra”, regozijou-se.
Além disso, apontou que a intervenção da associação, que completou 10 anos em Setembro, permitiu a diminuição ou quiçá acabar com o abandono escolar no seio daquela comunidade, uma vez que para entrar na escola desportiva, a criança deve estar a frequentar o sistema de ensino, acrescentando que alguns alunos da escola Maracanã já fizeram parte da selecção nacional de futebol, desde júnior até sénior, algo que antes não aconteceu no bairro de Ponta d’Água.
Quanto ao livro, ressaltou que pretendiam lançar em formato impresso, mas que “infelizmente” não conseguiram financiamento de nenhuma entidade, exceptuando a Embaixada da França em Cabo Verde, que lhes apoiou com uma certa quantia, mas que não foi suficiente para cobrir todas as despesas.
De todo modo, Carlos Tavares fez saber que o livro em formato digital vai ser lançado em Abril de 2025 nos Açores (Portugal), onde graças aos parceiros daquela região conseguiram financiamento para tal, porém mostrou-se esperançoso de ainda conseguir apoio a nível nacional para lançar o livro em formato impresso em Cabo Verde.
Carlos Tavares revelou ainda que uma das “grandes ambições” da associação é a realização de um torneio internacional no bairro de Ponta d’Água, frisando que muitas escolas internacionais já manifestaram interesse em participar e conhecer a realidade do bairro.
Este interesse é justificado pela alegria “espalhada” pelos alunos da escola Maracanã, nos diversos torneios em que já participaram.
Por outro lado, aproveitou para criticar o estado em que se encontra o campo relvado existente naquele bairro, que, nos eu entender, está a pôr em perigo até os adultos, informando que já aconteceram casos que, felizmente, não tiveram outro desfecho, devido à rápida intervenção das pessoas no local.
WN/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar