Cidade da Praia, 25 Set (Inforpress) – A presidente da Assembleia Municipal da Praia, Maria Clara Marques, destacou hoje a importância da capacitação destinada aos eleitos municipais visando dotá-los de conhecimentos técnicos e políticos essenciais para uma governação autárquica mais eficiente.
Em declaração à Inforpress, Clara Marques explicou que este é o segundo encontro de uma série de formações iniciadas no mandato anterior, com o objectivo de aprofundar o conhecimento dos eleitos municipais sobre temas cruciais da gestão municipal.
“O objectivo desta acção é fazer com que os deputados municipais se inteirem melhor das matérias ligadas à governação autárquica”, referiu.
A formação actual está focada na análise do orçamento municipal, um tema fundamental para os próximos passos do mandato 2024-2028, já que, para os dias 30 de Setembro e 01 de Outubro, está prevista a aprovação dos instrumentos de gestão, nomeadamente, o orçamento municipal e o plano de actividades.
Maria Clara Marques sublinhou que o reforço da formação permite aos eleitos realizar um debate mais técnico e fundamentado, sem descurar a dimensão política, garantindo assim uma participação mais qualificada na Assembleia Municipal.
Questionada sobre os principais desafios da governação local na capital cabo-verdiana, a presidente apontou para a complexidade de ser o maior município do país, e que é preciso estar atento porque o poder local e o poder central cruzam-se e há sempre problemas de competências, pelo que, é preciso atenção para não entrar nas esferas de competências uns dos outros.
Acrescentou ainda que a diversidade cultural e social da cidade, com mais de 93 bairros e uma população heterogénea, representa um desafio para a convivência e o cumprimento das regras da Câmara ou da Assembleia Municipais.
“Nós temos um grande desafio em sensibilizar e formar os munícipes para que cumpram o Código da Postura Municipal e contribuam para a disciplina e melhoria do saneamento”, afirmou, destacando o esforço conjunto da Assembleia e da Câmara Municipais nesse sentido.
Por fim, Maria Clara Marques explicou que a câmara municipal tem promovido actividades de sensibilização junto dos munícipes para aumentar a sua participação cívica, e que a Assembleia Municipal dispõe de espaços próprios nas sessões para que os cidadãos possam expor directamente as suas preocupações e receber respostas imediatas dos órgãos autárquicos.
JBR/HF
Inforpress/Fim
Partilhar