Ribeira Grande, 28 out (Inforpress) – A campanha de plantação de árvores realizada pela Agricof em Ribeira Grande, Santo Antão, despertou “boas práticas” e envolvência da população na plantação de 2000 árvores, garantiu hoje o presidente da associação, Rui Graça.
Terminada a campanha de plantação de árvores nas localidades de Corvo e Formiguinhas, o presidente da Associação dos Agricultores de Corvo e Formiguinhas (Agricof), Rui Graça, disse, em declarações à Inforpress, que durante um mês foram realizadas quatro campanhas (todos os fins-de-semana).
O responsável adiantou que houve uma grande mobilização e envolvência de vários quadrantes da sociedade, a nível de Santo Antão e de São Vicente, o que contribuiu muito nas diferentes fases do projecto.
“Tivemos várias colaborações. Posso citar os casos da equipa do Porto Novo Basket, de várias pessoas vindas de São Vicente que confessaram ter realizado um sonho de plantar árvores em família. Houve grupos de professores e alunos da Escola Secundária Suzete Delgado, voluntários da Ribeira Grande e da Ponta do Sol e de algumas crianças, o que permitiu despertar boas práticas ambientais graças à grande colaboração de todos”, disse.
Segundo o presidente da Agricof, o balanço da actividade de plantação de árvores é positivo e decorreu graças ao projecto "boas práticas agrícolas", financiado pelo GEF - SGP, que engloba um pacote de actividades como formação para agricultores em boas práticas, aquisição de utensílios agrícolas para os agricultores, ensaio e instalação de rega gota-a-gota e pintura de murais sobre temas ambientais.
Informou ainda que, ao longo da primeira campanha foram semeadas mil plantas silvícolas, a partir da zona de selada de Corvo, e mil espécies frutíferas que foram doadas aos agricultores, totalizando duas mil plantas, indicando que as árvores foram compradas pela Agricof, graças a uma parceria com a Delegação do Ministério da Agricultura e Ambiente que também ajudou com apoio técnico durante a campanha.
Rui Graça aproveitou para agradecer o envolvimento dos parceiros e garantiu que a partir de agora vai ser feito o seguimento e acompanhamento das árvores plantadas.
O objectivo principal , esclareceu, é combater a desertificação e o desmatamento, contribuir na acção climática e no combate ao aquecimento global com a criação de zonas verdes e de espaços com sombra" mas, também, ajudar os residentes das duas localidades.
EL/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar