Autárquicas 2024/São Vicente: António Monteiro pretende aproveitar águas residuais para potenciar agricultura em Ribeira de Vinha

Inicio | Autárquicas
Autárquicas 2024/São Vicente: António Monteiro pretende aproveitar águas residuais para potenciar agricultura em Ribeira de Vinha
24/11/24 - 04:39 pm

Mindelo, 24 Nov (Inforpress) – O candidato da União Cabo-Verdiana Independente e Democrática (UCID) à câmara de São Vicente disse hoje à Inforpress que pretende aproveitar as águas residuais da estação de tratamento para incrementar o potencial agrícola na zona de Ribeira Vinha.

António Monteiro, que faz contactos hoje em Ribeira de Craquinha, Fernando Pó, Horta Seca, Passarão, Chã de Vital, Chã de Marina e Vila Monte, explicou que diariamente a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da Ribeira de Vinha recebe cinco mil toneladas de água que deve ser tratada e reaproveitada para a agricultura.

“Se fosse uma água devidamente tratada poderia ser utilizada largamente em qualquer tipo de agricultura. Nós pretendemos montar um sistema porque, já na altura quando eu era vereador na câmara liderada por Isaura Gomes, tivemos um projecto do tipo com um jovem cabo-verdiano que vivia na Itália chamado Rito, mas não houve abertura e o projecto morreu”, explicou a mesma fonte,  que quer retomar este projecto se vencer as eleições.

“O exemplo que eu tenho estado a dar é a plantação de papaia. Um hectare de terreno produz em termos financeiros cerca de 17.500 contos se considerarmos um quilo de papaia por 70 escudos. Mas sabemos que custa muito mais. E consideramos que uma papeira produz 100 quilos por ano e se multiplicarmos esses 17.500 contos pela quantidade de terreno que temos na Ribeira de Vinha teremos um bom rendimento para São Vicente e muitos postos de trabalho para a ilha”, argumentou.

Segundo o candidato da UCID, com este projecto consegue-se abastecer o mercado nacional e o excedente pode ser exportado para Portugal e outros países da Europa.

Outra ideia lançada por António Monteiro é incinerar o lixo para produzir, diariamente, 900 quilowatts de energia elétrica e cerca de 300 metros cúbicos de água, que poderão ser injectados na rede ajudando a “poupar na importação de combustíveis” reduzindo os custos de energia e água fornecida aos consumidores e criando de postos de trabalho para os residentes na zona e Iraque que vivem proximidades e trabalham na lixeira.

Em São Vicente concorrem para o cargo de presidente Augusto Neves, do MpD, António Duarte, do PAICV, António Monteiro, da UCID, Nelson Lopes, do Soncent Katem Parada, e Carlos Araújo, do MAS.

Nas eleições de 2020, o MpD conquistou 14 câmaras municipais e o PAICV oito.

CD/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar