Calheta, São Miguel, 24 Nov (Inforpress) - O candidato do PAICV às autárquicas em São Miguel apresentou suas principais propostas para o desenvolvimento sustentável do município, destacando a mobilização da água para consumo e agricultura, a melhoria das acessibilidades e o impulso ao turismo rural.
Durante sua campanha, Sílvio Tavares, candidato a presidente da câmara, enfatizou que essas áreas são fundamentais para melhorar a qualidade de vida dos moradores e promover o progresso económico da região.
"Na Ribeira de São Miguel, muitos jovens já emigraram e eram eles que buscavam água. Queremos resolver, de forma definitiva, o problema da água, mobilizando-a para consumo e para a prática da agricultura, uma área com grande potencial na nossa ribeira", afirmou o candidato, destacando a necessidade de investimentos em infra-estrutura para garantir o acesso a esse recurso vital.
Outra prioridade de Sílvio Tavares é a melhoria das acessibilidades, especialmente nas áreas mais remotas da ilha.
O candidato do PAICV anunciou planos para o desencravamento de várias localidades, incluindo Varanda, Canto Grande, Aguadinha e Pé de Rocha, com o objectivo de facilitar o acesso das comunidades e melhorar a conexão entre as diferentes áreas do município.
"Vamos garantir que todas as localidades de São Miguel tenham acesso adequado, tornando as deslocações mais seguras e rápidas", disse Sílvio Tavares.
O sector do turismo também está entre as principais apostas da candidatura do PAICV, que pretende formar os moradores de São Miguel, especialmente nas áreas de turismo e restauração, para que possam receber os turistas da melhor forma possível
“A ideia é capacitar famílias e jovens nas áreas de atendimento ao público, serviços de restauração, línguas e gestão de negócios, criando novas oportunidades de emprego e fomento ao empreendedorismo local”, afirmou o candidato.
O candidato do PAICV também destacou que um aspecto importante dessa estratégia será melhorar as condições de habitabilidade das casas dos moradores, com investimentos em saneamento básico.
"Nosso objectivo é melhorar as condições de vida das famílias, oferecendo mais segurança e infraestrutura, para que, ao receber turistas, a experiência seja positiva para ambos os lados", explicou Sílvio Tavares.
Em São Miguel, a disputa para a presidência da Câmara Municipal é entre Sílvio Tavares (PAICV) e Herménio Fernandes (MpD).
Nas eleições de 2020, o MpD conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o PAICV dominou em oito.
EB/CP
Inforpress/Fim
Partilhar