Autárquicas 2024/Sal: Aldirley Gomes defende a autossuficiência dos salenses como um dos pilares da sua governação

Inicio | Autárquicas
Autárquicas 2024/Sal: Aldirley Gomes defende a autossuficiência dos salenses como um dos pilares da sua governação
24/11/24 - 03:03 pm

Espargos, 23 Nov (Inforpress) – O candidato da UCID à presidência da Câmara Municipal do Sal defendeu a autossuficiência dos salenses como um dos pilares da sua governação, para garantir a independência dos recursos externos e produzir boa parte daquilo que é consumido.

Aldirley Gomes defendeu esta ideia ao apresentar mais uma das suas visões para os eleitores do Sal, sublinhado que é preciso garantir a cada cidadão “habilidades e recursos” para que possam viver de forma independente e não ser condicionado.

“Temos duas formas de alcançar as metas de autossuficiência:  uma delas é reforçar e promover aumentos de salários na ilha do Sal, especialmente no sector hoteleiro e melhoria das condições de trabalho num ramo de actividade com maior mão-de-obra no Sal”, revelou.

Destacou que as contas deste sector mostram “claramente” que não pode ser feito um aumento salarial para trabalhadores, por isso prometeu que os seus órgãos municipais, a partir de Dezembro, vão colocar este tema em cima da mesa.

“Vamos reunir com todos os intervenientes para discutir e chegar a um consenso para aumentar o salário dos trabalhadores hoteleiros no Sal e melhorar as condições de trabalho porque o salário que ganham é, sim, precário”, continuou.

Uma segunda medida que Aldirley Gomes ressaltou é a diminuição do custo de vida no Sal, onde sublinhou que as pessoas “praticamente trabalham apenas para pagar as despesas”.

“Para começarmos a diminuir este custo elevado de vida, vamos investir na agricultura, na criação de animais, investir na pesca, ou seja, um investimento consistente no sector primário para diminuir o custo da alimentação na ilha”, revelou.

Segundo o candidato, a ideia é também investir na economia para criar uma alternativa para que a ilha não fique dependente apenas do turismo, como investir na mobilização de água, novas tecnologias de produção e assim produzir o ano todo na ilha do Sal.

Aldirley Gomes ressaltou que é necessário investir nas novas tecnologias de produção, para começar a fornecer às unidades hoteleiras que importam cerca de 99 por cento (%) daquilo que consomem.

Na ilha do Sal, concorrem ao cargo de presidente da Câmara Municipal, Aldirley Gomes (UCID), Júlio Lopes (MPD) e José Paixão (PAICV).

Nas eleições de 2020, o MpD conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o PAICV dominou em oito.

NA/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar