Porto Novo, 24 Nov (Inforpress) – A candidata do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) a presidente da Câmara Municipal do Porto Novo, Elisa Pinheiro, promete ser a “representante de cada mulher porto-novense” na câmara municipal, caso seja eleita.
Elisa Pinheiro, que este sábado realizou um encontro com as mulheres do município do Porto Novo, diz estar “capacitada e preparada para, de mãos dadas com todos, fazer mais e melhor” por este município.
“Tenho capacidade e estou preparada para juntos, de mãos dadas, fazermos mais e melhor por Porto Novo”, diz a candidata do PAICV, para quem “chegou a hora deste município ser novamente gerido por uma mulher”.
A Câmara Municipal do Porto Novo foi presidida, entre 2012 e 2016, por uma mulher (Rosa Rocha, do PAICV) e Elisa Pinheiro entende que este é o momento de os porto-novenses voltarem a dar a oportunidade a uma mulher para gerir o concelho.
“Podem contar comigo, porque a minha luta vai ser a luta de todos”, adianta a candidata do PAICV, que assume “vários desafios” com as mulheres, desde logo, a criação de um gabinete de apoio a esta camada social.
Caso seja eleita, Elisa Pinheiro diz que vai criar um gabinete de apoio às mulheres chefes de família, às mulheres de fracos recursos e às mulheres vítimas da violência baseada no género (VBG) que precisam de apoios financeiro e psicológico.
A candidata do PAICV se compromete ainda a ajudar esta camada social na construção da habitação própria através do projecto “KitKasa”.
“A câmara municipal que vou gerir a partir de 1 de Dezembro vai trabalhar com todas instituições para criarmos parcerias a favor das mulheres, sobretudo as mulheres chefes de famílias e de fracos recursos e vítimas da VBG”, assume.
O vice-presidente do PAICV Rosa Rocha esteve neste sábado no Porto Novo a apoiar Elisa Pinheiro e exortou os eleitores a apostarem na mudança e romper com a actual gestão municipal, que, a seu ver, “fez Porto Novo passar pela maior vergonha do municipalismo, quando as autoridades judiciais cercaram o edifício da câmara por indícios graves de corrupção”.
No município do Porto Novo concorrem ao cargo de presidente da câmara municipal Elisa Pinheiro (PAICV), Aníbal Fonseca (MpD) e José Graça (UCID).
Nas eleições de 2020, o Movimento para a Democracia (MpD) conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o PAICV dominou em oito.
JM/CP
Inforpress/Fim
Partilhar