Autárquicas 2024/ Santa Catarina do Fogo: Barreira de protecção não resolve problemas dos trabalhadores de extracção de inertes - Evandro Monteiro

Inicio | Autárquicas
Autárquicas 2024/ Santa Catarina do Fogo: Barreira de protecção não resolve problemas dos trabalhadores de extracção de inertes - Evandro Monteiro
23/11/24 - 01:33 pm

Cova Figueira, Mosteiros, 23 Nov (Inforpress) - O candidato do MpD para a câmara de Santa Catarina do Fogo advertiu na sexta-feira que a construção de uma barreira de protecção em Baleia não resolve os problemas dos trabalhadores de extracção de inertes.

Esta constatação foi feita, em declarações à Inforpress, em resposta à candidatura adversária [PAICV], que prometeu a construção, na zona de Baleia, de uma "pequena represa " para conter enxurradas das lavas que descem do Vulcão do Fogo.

"Não há nenhum parede que contem a cheia [ de lavas] da zona de Baleia (...) porque se trata de um declive de dois mil metros e com 60 grau de pendência, por isso não há nenhum parede que suporte esta carga de lavas", refutou, à margem  de contactos  porta-a-porta  em Tinteira.

Por isso, defendeu que a construção de um muro de protecção em Baleia tem que ser de modo transversal e enquadrada dentro do quadro legal existente.

Isto é, conforme explicou, tem que se salvaguardar os direitos e criar alternativas para os trabalhadores que trabalham na extracção de inertes, "analisando todas as vertentes".

Para Evandro Monteiro, do ponto de vista físico, a materialização da proposta adversária exigiria uma resposta técnica muito "profunda" e que a nível económico acarretaria recursos "extraordinários, que o município não dispõe".

Entretanto, a candidatura do MpD, apresenta como alternativa a realização de estudos que garantam que os lugares de extracção de inertes salvaguardem a ocorrência de desabamento.

"Quase todos os anos temos mortes ligados a isso e não vamos criar uma alternativa definitiva para esse problema",  apontou Evando Monteiro, garantindo que já há contactos com parceiros para que os inertes não faltam no município de Santa Catarina do Fogo.

" Vamos trabalhar para assegurar os seus direitos e sem colocar em risco a segurança física e económica desses trabalhadores", reiterou.

Em Santa Catarina de Fogo concorrem ao cargo para presidente da câmara Evandro Monteiro (MpD) e Manuel Fernandes Teixeira “Lode” (PAICV).

Nas eleições de 2020, o Movimento para a Democracia (MpD) conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) dominou em oito.

OM/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar