Portugal: Obra “Universo íntimo” é um convite ao autoconhecimento e ao interior de cada um - autor

Inicio | Cultura
Portugal: Obra “Universo íntimo” é um convite ao autoconhecimento e ao interior de cada um - autor
23/11/24 - 10:23 am

Lisboa, 23 Nov (Inforpress) – O escritor e poeta cabo-verdiano Adelino Barros já tem no mercado a sua recente obra “Universo íntimo” que define como um convite ao autoconhecimento e a uma viagem íntima ao interior de quem a lê.

O livro, sob égide da editora “Ponto Parágrafo”, foi lançado no final da tarde desta sexta-feira, na Associação Caboverdeana (ACV), em Lisboa, e teve como apresentador Hugo Lopes e participação especial de Amália Faustino e Joaquim Vaz, ao lado de convidados especiais, Charlie Mourão, Dominick Donk e Nuno Landim.

“‘Universo Íntimo’, como o próprio nome já diz, é um convite ao autoconhecimento, a uma viagem íntima, a uma viagem ao nosso interior. Essa obra, costumo dizer que mais do que uma obra poética, é uma ferramenta de autoajuda e autorreflexão. Nela há vários temas que convidam as pessoas a conhecerem as suas feridas, a sua vida profundamente, para que possam transformar e elevar a vida na prática”, explicou o autor em declarações à Inforpress.

Conforme Adelino Barros, o assunto do livro é a história da sua vida, já que ele próprio passou por esse processo de autoconhecimento, de viajar pelo seu universo íntimo para operar a transformação nele e melhorar como ser humano, motivo que o levou a escolher o título da obra.

“Há temas importantes como o perdão, que é algo poderoso e transformador em nossa vida, porque enquanto não atingirmos essa capacidade de perdoar a nós e aos outros, podemos viver com feridas abertas que não nos permite um equilíbrio e também acaba por afectar a nossa qualidade de vida. E quando falamos em qualidade de vida, temos que ver principalmente pelo nosso interior”, considerou.

De acordo com Adelino Barros, o próximo projecto literário é o volume II da obra “Universo íntimo”, que deverá ser lançado em Setembro de 2025, sendo que esse primeiro volume falar sobre as suas lutas interiores, do seu processo de autoconhecimento e da sua transformação, já o segundo volume vai ser sobre o “universo íntimo de falar de Deus, que também é um outro processo de autoconhecimento, já no mais profundo do ser”.

Em 2022, Adelino Barros também lançou, em Lisboa a obra “Prizenti pa Álma” que teve a edição da Rosa de Porcelana Editora e US Edições,

Adelino Barros, a residir actualmente em Portugal, é natural de Achada Baleia, concelho de São Domingos, ilha de Santiago, mas foi criado em Achada Grande, na Cidade da Praia, tendo trabalhado por vários anos como comissário de bordo e estudado Filosofia na Universidade de Cabo Verde.

Nos últimos tempos, tem exercido como mentor na inteligência emocional, fazendo workshops e palestras em vários lugares, como em Cabo Verde e Portugal, e pretende publicar obras sobre auto-ajuda, sendo que o segundo livro de poesia em crioulo já está pronto.

DR/CP

Inforpress/Fim

Partilhar