Cidade da Praia, 21 Nov (Inforpress) - O Indicador de Clima Económico de Cabo Verde do terceiro trimestre 2024, que mede o sentimento dos empresários sobre os negócios, teve um aumento em relação ao segundo trimestre de 2024, anunciou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).
“O indicador situa-se acima da média da série, tendo atingido um valor muito superior relativamente ao mesmo período do ano 2023, revelando que a conjuntura económica é favorável”, lê-se no relatório divulgado.
Ainda segundo o INE, este diagnóstico conjuntural favorável resulta da síntese das apreciações transmitidas pelos empresários do comércio em estabelecimento, do turismo, da construção, da indústria transformadora e dos transportes e serviços auxiliares aos transportes.
Numa análise sectorial, no sector comércio em estabelecimentos, apesar de tendência ascendente, os empresários, conforme o INE, assinalaram a insuficiência da procura e rutura de stocks, como sendo os principais constrangimentos ao desenvolvimento normal da actividade das empresas comerciais em Cabo Verde.
No sector do turismo os resultados obtidos no 3º trimestre de 2024, mesmo com um indicador de confiança, indicaram a tendência ascendente do último trimestre, situando-se acima da média da série.
“Em comparação com o trimestre homólogo, observa-se que o indicador apresentou uma ligeira diminuição. Encontrar pessoal com formação e insuficiência da procura foram os principais obstáculos ao desenvolvimento normal da actividade das empresas no terceiro trimestre de 2024”, sublinha o INE.
Os sectores de construção, comércio em feira, indústria transformadora, transportes e serviços auxiliares aos transportes apresentaram um indicador de confiança com tendência ascendente em relação ao último trimestre.
Na indústria transformadora, as causas de dificuldade, segundo os empresários, foram sentidas devido ao elevado absentismo do pessoal ao serviço, excesso de interferências e regulamentações estatais e outros factores.
Já nos serviços auxiliares aos transportes, apesar da conjuntura favorável, outros factores influenciaram negativamente a atividade das empresas no decorrer do 3º trimestre de 2024, tendo o sector do comércio em feira apresentando conjuntura desfavorável.
PC/CP
Inforpress/Fim
Partilhar