Porto Novo, 18 Fev (Inforpress) – A expansão do porto do Porto Novo foi um dos assuntos abordados durante a uma visita de cortesia, nesta semana, da edil porto-novense, Elisa Pinheiro, à embaixadora da União Europeia em Cabo Verde, Sylvie Millot.
Uma nota divulgada hoje pela Câmara Municipal do Porto Novo indica que a visita serviu para a presidente da autarquia “expressar o seu reconhecimento pelo apoio contínuo” da União Europeia ao seu município, apoiando “projectos estruturantes” como é o caso da expansão do porto.
A câmara municipal adianta que as obras da segunda fase da ampliação do porto do Porto Novo “deverá iniciar-se brevemente”.
A embaixadora da União Europeia, na sua primeira visita à esta ilha, em Novembro, destacou o facto de a União Europeia ser “um parceiro de confiança” para Santo Antão, referindo-se ao financiamento da ampliação do porto do Porto Novo, no âmbito da iniciativa Global Gateway.
Na ocasião, Sylvie Millot enalteceu o trabalho que tem sido feito em Santo Antão no quadro da cooperação com a União Europeia com vista a fazer desta “ilha um exemplo de turismo sustentável e de respeito pela natureza”.
Neste momento, a União Europeia apoia os projectos Terras Vivas e EcoRaizes, que incidem na promoção de um turismo sustentável, através da valorização das trilhas ecológicas, das áreas protegidas e do património natural, além da capacitação dos guias.
O ministro do Mar, numa recente visita a Santo Antão, garantiu que o Governo está a trabalhar na ampliação e modernização do porto do Porto Novo, que vai ter mais 275 metros de comprimento, num investimento de 42 milhões de euros, cujas obras têm início ainda em 2026.
JM/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar